As comemorações em homenagem a Consciência Negra organizadas pela Prefeitura de São Carlos que aconteceram nesta quinta-feira (11), no CEMEI Vincente de Paula Rocha Keppe, foram marcadas pela preocupação com a implementação da Lei 10.639 que regulamenta o ensino da cultura e história africana nas salas de aula.
Para tratar do assunto com os professores, a rede municipal recebeu a visita de Eliane Borges, chefe de gabinete da presidência da Fundação Cultural Palmares, que veio em substituição ao Zulu Araújo, presidente da instituição.
Durante a festividade, que foi acompanhada por professores da rede municipal, estudantes, pessoas da comunidade e autoridades da cidade como a Secretária da Educação Lourdes Moraes, os alunos das escolas municipais expuseram trabalhos realizados sobre cultura africana.
Durante a festa, houve a apresentação das escolas Vicente de Paula Rocha Keppe que trouxe a dança Maculelê e Dalila Galli que apresentou a coreografia Bate Lata com dança.
Após a abertura, Eliana Borges falou com os professores sobre a implementação da lei 10.639 e a importância da inserção da cultura afro-brasileira para os alunos e a escola como fonte de cultura e combate ao preconceito. No final, os alunos presentearam a convidada com o livro “São Carlos de todos os povos” e uma camiseta.
A finalização do evento contou com um café que teve o objetivo de integrar a convidada, Eliana Borges, e professores.