Trabalhos em grafite de Eliéte Leite Guedes Cardinalli prestam homenagem ao negro na exposição Rostos e Olhares, que pode ser visitada na Biblioteca do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, até o dia 3 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas.
A artista é formada em Educação Artística, Artes Plásticas e Pedagogia, mas é na profissão de cabeleireira que se realiza profissionalmente. "Uma simples exposição, apenas rostos e olhares. Olhos fixos, com tamanha intensidade e mistério, rostos negros, conhecidos ou não, que estão aí para serem vistos e reconhecidos. Quanta coisa pode ser falada sobre esses olhares, quanta história a ser contada.
Uma homenagem por sua humildade, força e coragem, sem nunca nos esquecermos da bondade e pureza de coração. O passado não pode ser mudado, mas o presente sim; com orgulho podemos chamá-los de irmãos. É o momento do iniciar de uma nova vida...", afirma Eliéte.
A exposição celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, data que marca a morte (1695) de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
O evento é organizado pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária do IQSC que há anos organiza exposições de trabalhos de artistas.
Segundo a professora Maria Teresa do Prado Gambardella, coordenadora da exposição, esses artistas contribuem para a "formação dos alunos e enriquecimento da formação cultural de toda a nossa comunidade. A formação completa do cidadão compreende a cultura como um de seus elementos fundamentais".
O IQSC fica no Campus 1, Av. Trabalhador são-carlense, 400.
Mais informações:
Tel.: (16) 3373-8831
E-mail: sandra@iqsc.usp.br