O governo de São Paulo firmou nesta quinta-feira (3) 46 convênios de segurança com 45 cidades paulistas, no intuito de capacitar agentes municipais e melhorar a infraestrutura das unidades policiais pelo estado.
Entre as ações firmadas estão o convênio para que os Bombeiros executem serviços de prevenção e extinção de incêndios, além de nove reformas e construções em delegacias.
O convênio prevê ainda a implantação da atividade delegada e a permissão que a Polícia Militar fiscalize e aplique multas a motoristas infratores de trânsito.
"O envolvimento das prefeituras é superimportante", afirmou o governador Geraldo Alckmin durante a assinatura dos convênios no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. "Hoje é possível, por exemplo, acompanhar os indicadores de segurança pública de cada município, o que facilita a parceria o trabalho em conjunto", complementou.
Convênio
Entre as parcerias firmadas está o aperfeiçoamento da formação de guardas civis metropolitanos da cidade de São Paulo. Com isso, os agentes municipais passarão por um curso promovido pela Academia da Polícia Civil, com aulas ministradas pelos próprios professores da Acadepol.
O objetivo é desenvolver a parte teórica e prática do Curso de Atualização Operacional para Guardas Municipais, com estrutura e equipamentos necessários ao desenvolvimento das atividades pedagógicas. O convênio ficará em vigor por 12 e pode ser prorrogado por até cinco anos.
As prefeituras interessadas em firmar a parceria com a Secretaria da Segurança Pública (SSP) devem procurar o Comando da Polícia Militar da região com um projeto específico que atenda as necessidades do município.