Prefeitura Municipal de São Carlos 15 de Maio de 2014
O prefeito Paulo Altomani, acompanhado da Secretária Municipal da Cidadania e Assistência Social, Wiviane Tiberti, da coordenadora estadual de Políticas para a Diversidade Sexual, da Secretaria de Justiça, Heloísa Alves Gama e do vereador Rodson Magno (representando o presidente da Câmara Municipal, Marquinho Amaral), participou na noite desta quarta-feira (14), no auditório do Paço Municipal, da comemoração ao Dia Municipal e Internacional de Luta Contra a Homofobia.
Instituído através da lei nº 14.785, o Dia Contra a Homofobia, marca a exclusão da homossexualidade da classificação de doenças, ou problemas relacionados à saúde, feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Estipulada em 17 de maio de 1990, a data é comemorada em todo o mundo com marchas e eventos de grande clamor popular, além de manifestações em prol dos direitos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis).
Com auditório lotado, a comemoração na cidade contou com a exibição de um vídeo da Campanha da ONU contra homofobia, apresentação artística da Drag Queen, Alanna Taiper, apresentação da violinista Beca Gonçalves e da violonista Carolina Dolácio, além de uma palestra com a coordenadora Estadual de Políticas para a Diversidade Sexual, da Secretaria de Justiça, Heloísa Alves Gama.
Pautada no tema “Políticas Públicas para População LGBT do Estado de São Paulo”, a palestra contou com uma explanação da legislação de proteção à população LGBT e sobre a lei Estadual, que pune a discriminação homofóbica. “Aproveitamos para reforçar o que caracteriza a homofobia, procedimentos cabíveis e como se faz as denúncias. São Carlos está de parabéns pela excelente divisão que pauta as políticas LGTB no município, que facilita a articulação com o estado”, afirmou Heloísa.
Na oportunidade, o prefeito Paulo Altomani parabenizou a dimensão e organização do evento. “Quero cumprimentar todos os envolvidos pelo empenho contra a discriminação sexual, e agradecer a presença da coordenadora Estadual Heloisa, que proferiu uma palestra brilhante, provocando o debate sobre a liberdade e os direitos da diversidade sexual”, disse ele.
De acordo com a secretaria Wiviani Tiberti, o trabalho da Secretaria de Cidadania, no que se refere às questões da Cidadania LGBT, é diferenciado e pioneiro. “Nosso trabalho permite direcionar o olhar para pessoas esquecidas e de certo modo invisibilizadas por algumas esferas da sociedade”, comentou a secretária.
Segundo a chefe de Divisão de Políticas para a Diversidade Sexual, Ângela Lopes, o encontro também serviu para refletir a importância do convívio democrático. “O evento foi importante para desconstruirmos os mitos e preconceitos ainda existentes contra o público LGTB. Já conquistamos uma lei municipal que institui o dia de luta contra a homofobia, que é o reconhecimento político, e vamos continuar trabalhando para que a sociedade compreenda quem são essas pessoas, que tem as mesmas capacidades, caráter e potencialidades.”, afirmou. |