O prefeito Paulo Altomani, esteve reunido em seu gabinete, na tarde desta sexta-feira (13), com provedores da Santa Casa de Misericórdia para firmar parceria na inclusão do Programa do Estado Santas Casas Estruturantes. O programa foi anunciado pelo Governador Geraldo Alckmin, durante visita na quinta-feira (12), à cidade de Araraquara.
Durante a reunião, Altomani se comprometeu a agilizar o processo da inclusão da Santa Casa de São Carlos no programa, que visa auxiliar o custeio do hospital. “Até novembro de 2013 repassamos 34,6 milhões para a Santa Casa. Vou para São Paulo me encontrar com o secretário da Saúde do Estado David Uip e o Governador Geraldo Alckmin, para reafirmar a inclusão de São Carlos no programa Santas Casas Estruturantes. Em São Carlos, teremos um repasse mensal de 1,3 milhão, dinheiro que vai incrementar ainda mais a saúde, oferecendo bom atendimento e qualidade de vida para a população”, disse o prefeito.
Para o provedor da Santa Casa, Antonio Valério Morillas Junior, a concretização do programa é fundamental para sanar o déficit mensal de 1,2 milhão, causado pela defasagem da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). “Durante a visita, o governador mostrou enorme carinho pela cidade de São Carlos e a população. Com o apoio do prefeito, encampando os trâmites legais, com certeza teremos a inclusão do programa o mais breve possível”, disse ele.
O programa Santas Casas Estruturantes vai contemplar 117 Hospitais em todo o Estado. Segundo o secretário municipal de Saúde, Ricardo Innecco Castro, a reunião fortaleceu ainda mais a união do município com saúde. “A gente sabe das dificuldades da Santa Casa e estamos equacionando dentro das possibilidades, nossa colaboração. O município já se comprometeu em cobrir o extra teto e vamos arcar com alguns serviços que não são contemplados pelo SUS. A inclusão do programa Santas Casas Estruturantes, só vai fortalecer ainda mais o compromisso que o prefeito Paulo Altomani tem com a Saúde de São Carlos.”, finalizou Ricardo.
Também participaram da reunião, os secretários Júlio Soldado, Governo e Julio Cesar Pereira de Souza (Planejamento e Gestão), a vereadora Cidinha do Oncológico, o superintendente da Santa Casa Gilberto Brina, o secretário da Santa Casa, Alberto Antonio Ivo de Medeiros, os tesoureiros da Santa Casa Romeu Rodrigues e José Airton Fontes, a chefe de gabinete da secretaria de Saúde, Luciana Caldeira, a diretora do Departamento de Gestão e Cuidado Ambulatorial da secretaria de Saúde, Michelle Líbero.