Prefeitura Municipal de São Carlos 10 de Janeiro de 2014
Inspirado no sucesso do projeto das cirurgias eletivas desenvolvido pela Prefeitura de São Carlos, em 2013, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o prefeito de Brotas, Orlando Pereira Barreto Neto, o Du Barreto, esteve na manhã desta sexta-feira (10), na Santa Casa de Misericórdia de São Carlos.
Du Barreto, acompanhado pela secretária municipal de Saúde de Brotas, Patrícia Ruschel, foi recebido pelo prefeito Paulo Altomani, pelo secretário de Saúde, Ricardo Innecco Castro, pelo provedor da Santa Casa, Antonio Valério Morillas Júnior e pelo chefe da UTI do hospital, José Carlos Bonjorno Júnior.
Durante o encontro, Altomani lembrou que no ano passado foram realizadas mais de quatro mil cirurgias eletivas em São Carlos, acabando com a lista de espera. “Brotas está se espelhando em nossa experiência e deve também estabelecer uma parceria com nossa Santa Casa para revolver seu problema na Saúde”, comentou.
Para o prefeito, que se colocou à disposição para ajudar a cidade vizinha, trocas de experiências como essa são muito saudáveis. “Um município aprende com o outro. Enquanto Brotas pode nos ensinar muito sobre Turismo, nós podemos contribuir com o nosso bom exemplo na saúde”, explicou.
Du Barreto destacou que o encontro foi muito interessante. “O que o prefeito Altomani fez em São Carlos, teve uma grande repercussão, já que resolveu, definitivamente, o problema das esperas por cirurgias eletivas, com uma estrutura fantástica de profissionais e equipamentos e num valor viável para os dois lados”, explicou.
Além de um possível acordo para a realização das cerca de 400 cirurgias que estão na fila de espera, em Brotas, Du Barreto demonstrou interesse em, no futuro, São Carlos atender os serviços de urgência e emergência da sua cidade. “Fico feliz em ver que São Carlos poderá dar para Brotas um grande ganho na questão da Saúde municipal”, contou.
Após a reunião, Du Barreto e a secretária Patrícia foram convidados para visitarem às dependências da Santa Casa de Misericórdia e o seu funcionamento.
ESTRUTURANTE – Em reunião realizada na manhã da última quinta-feira (9), na Secretaria Estadual da Saúde, em São Paulo, o secretário de Estado da Saúde em exercício, Wilson Pollara, anunciou ao prefeito Paulo Altomani, que a Santa Casa de Misericórdia de São Carlos, passa a ser um “hospital estruturante” do SUS e irá se consolidar como referência em atendimentos de alta complexidade na região.
O fato possibilita que a Santa Casa local tenha um aumento de repasse do Governo Estadual, em mais de R$ 1 milhão por mês. “O novo programa não só fortalece as instituições filantrópicas do Estado de São Paulo, como beneficia a população mais carente com mais exames, consultas e cirurgias”, afirmou Pollara.
“Com essa condição de hospital estruturante, a nossa Santa Casa vai receber um aumento de 70% no repasse estadual”, comentou o prefeito enfatizando que os "hospitais estruturantes", são aqueles de referência em atendimentos complexos, como cirurgias cardiovasculares e torácica, hemodiálise e neurocirurgias. |