Prefeitura Municipal de São Carlos 9 de Janeiro de 2014
Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (9), na sede da Secretaria Estadual da Saúde, em São Paulo, o secretário de Estado da Saúde em exercício, Wilson Pollara, anunciou ao prefeito Paulo Altomani, que a Santa Casa de Misericórdia de São Carlos, passa a ser um “hospital estruturante” do SUS e irá se consolidar como referência em atendimentos de alta complexidade na região.
O fato possibilita que a Santa Casa local tenha um aumento de repasse do Governo Estadual, em mais de R$ 1 milhão por mês. “O novo programa não só fortalece as instituições filantrópicas do Estado de São Paulo, como beneficia a população mais carente com mais exames, consultas e cirurgias”, afirmou Pollara.
As santas casas e hospitais filantrópicos respondem por metade dos atendimentos realizados aos pacientes do SUS em todo o Estado. A mudança, de acordo com Altomani, só traz benefícios para a população. “Com essa condição de hospital estruturante, a nossa Santa Casa vai receber um aumento de 70% no repasse estadual”, comentou o prefeito enfatizando que os "hospitais estruturantes", são aqueles de referência em atendimentos complexos, como cirurgias cardiovasculares e torácica, hemodiálise e neurocirurgias. “Serão cerca de R$1,1 milhão a mais, no orçamento da instituição, referência regional e grande parceira da Prefeitura de São Carlos. Mais uma grande conquista para a nossa cidade e também para a região”, completou.
Também participaram da reunião os secretários Julio Cesar Pereira de Souza (Planejamento e Gestão) e Ricardo Innecco Castro (Saúde), o deputado estadual Roberto Massafera, o presidente do CEPAM, Lobbe Neto, o provedor da Santa Casa, Antonio Valério Morillas Junior, e o superintendente Gilberto Brina.
AME - Durante a reunião, o prefeito Paulo Altomani aproveitou para acertar os detalhes finais referentes à implantação do AME (Ambulatório Médico de Especialidades), em São Carlos. “Estamos finalizando o processo provisório de instalação do AME, e também criando o projeto de lei que será encaminhado ao Legislativo, para que possamos efetivar a doação da área ao Governo do Estado, que já sinalizou positivamente, para a construção do prédio definitivo. Temos urgência nessa questão e existe um compromisso do governador Geraldo Alckmin com São Carlos, de antecipar ao máximo, os procedimentos e o início dessa construção”, disse o prefeito. |