A aluna do curso de Nutrição da UNICEP, Fernanda Aparecida Franco, participou do Festival o Prato da Casa e foi classificada em primeiro lugar. A vitoriosa contou que participar foi emocionante.
“Já tinha ouvido falar do Festival e como sou apaixonada por culinária, resolvi me inscrever e para minha alegria, fui selecionada e conquistei o primeiro lugar!”, comemorou Fernanda: “Outro dia me perguntaram se valeu a pena toda a correria, se nem tinha prêmio em dinheiro?! Respondi que valeu e valeu muito a pena.”.
Fernanda está no segundo ano de Nutrição, é cozinheira em uma clínica geriátrica em escala de 12 x 36 e nos dias que não está na clínica, trabalha em casa, fazendo bolos, tortas, "marmitas fit". Nos finais de semana, participa do programa Escola da Família e ainda, arruma tempo, para revisar as matérias dadas em sala de aula. “Mais um compromisso, só iria dificultar, mas meus pais me ensinaram que quando você se propõe a fazer algo, você precisa se dedicar, fazer com o coração e foi isso que fiz”, disse.
A aluna participou com a receita: Caldinho de Feijão da Dona Biga, uma receita com um valor afetivo e nutritivo gigantescos. “Esse caldinho minha mãe fazia para as crianças em dias frios, na instituição que ela trabalhava. Era só um caldinho de feijão e batatas, era o que tínhamos, pois eram doados. Hoje, ainda fazemos esse caldinho em casa e reunimos nossos amigos, família, amigos dos amigos, vizinhos.”, e explicou: “Aquele caldinho, lá da creche, servia pra aquecer e alimentar as crianças que não tinham muita coisa, a boa comida tornava a vida delas mais gostosa. Aqui em casa, esse mesmo caldinho reúne pessoas para celebrar a amizade, o amor, a vida.”.
Segundo Fernanda: “O dia em que fui preparar a minha receita no Senac, coloquei no meu caldinho todo o amor pela culinária, pela nutrição e, principalmente, deixei que as lembranças tocassem o meu coração, para que o resultado fosse o melhor! Ter sido escolhida em primeiro lugar, me provou, que com amor e dedicação, tudo se torna melhor e mais prazeroso. Mesmo, com toda a correria do meu dia a dia, fui lá e mostrei que quando se quer, tudo é possível!”.
“Ter ganho o festival, me mostrou que posso sempre mais. Pretendo participar mais vezes desse concurso e, futuramente, de concursos maiores. Quem sabe, a minha pós-graduação seja aplicada à gastronomia”, riu e completou, “A sorte esta lançada, espero que o futuro me reserve algo bom, pois tenho me esforçado muito para isso. Sou filha de cozinheira, Técnica em Nutrição, estudante de Nutrição e eterna aprendiz! Que venha novos festivais, novos concursos e que independente da colocação, o meu amor pela cozinha, pela culinária, possa me trazer mais alegrias, aprendizado e satisfação.”.
Fotos – Noite D+