Adrieli Mayara Gaspar, aluna do curso de Nutrição da UNICEP, foi classificada entre os 10 pratos finalistas do Festival “O Prato da Casa”, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São Carlos por meio do Departamento de Fomento ao Turismo em parceria com FESC, SESC, SENAC, ACISC, Fundação Pró-Memória e Fundo Social de Solidariedade – Amai-vos.
O objetivo do festival é valorizar a culinária são-carlense, e assim, contribuir para o resgate da história de vida dos autores dos pratos, tendo como resultado final a publicação do livro “O Prato da Casa” de São Carlos.
O Festival foi divido em quatro etapas: na primeira etapa foram selecionados, entre todas as receitas inscritas, 15 pratos; na segunda etapa, os autores dos pratos selecionados se apresentaram e o júri técnico julgou apresentação, sabor, valor histórico, aparência, aroma, textura, criatividade e originalidade dos pratos, selecionando, assim, apenas 10 pratos.
A terceira etapa será uma degustação para 100 pessoas no SESC, quando os autores apresentarão os pratos e contarão a história da receita para os presentes. A quarta e última etapa consistirá na criação de um livro de gastronomia “O Prato da Casa” que será publicado com as receitas e imagens dos pratos, além das fotos e história de vida de seus autores.
O lançamento do livro “O Prato da Casa” fará parte dos eventos de comemoração do aniversário de São Carlos, onde os autores das receitas participarão deste lançamento em um evento comemorativo no mês de novembro.
Adrieli explicou que a escolha da receita para se inscrever no concurso teve como critério um prato que valorizasse a culinária de São Carlos. “A ideia de inscrever a receita da sopa veio da ajuda da minha querida professora Valéria, que foi quem me incentivou a participar do concurso. Quem criou foi minha bisavó, que hoje está com 94 anos e devido sua idade não faz mais a sopa, mas minha avó e minha tia costumam fazer para continuar a tradição da família.”, contou Adrieli. A receita ela não divide: “é segredo da família!”, brinca.
Para ela foi muito bom participar e assim ganhar novas experiências. “Fiquei muito feliz, pois não imaginava que ser uma das 10 finalistas. O curso de Nutrição me ajudou na pesquisa da composição nutricional, da preparação e no resgate histórico da preparação, na origem dos alimentos e sua relação com o tema do festival. Na correta escolha entre as diversas preparações que minha bisavó fazia.”, concluiu a aluna.
O evento no SESC para degustação acontecerá às quartas-feiras, do mês de outubro, nos dias 1, 8, 15, 22 e 29/10, às 19h. Para participar do evento, os interessados deverão retirar os seus ingressos antecipadamente, pois serão disponibilizados, apenas, 100 ingressos para cada degustação.