O estoque do Banco de Leite (BL) da Santa Casa de São Carlos (SP) está abaixodo ideal para suprir com a demanda dosbebês que estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. O volume para cumprir com a meta diária de alimentação dos recém-nascidos é de um litro dia, as doações, no entanto, não passam de 300 mililitros. Com isso, o déficit chega a 70%, de acordo com a coordenadora de enfermagem da Maternidade, Annie Jiupato Corrêa.
“O estoque de leite materno é suficiente para suprir a demanda por apenas duas semanas. Se não houver novas doações os bebês terão de ser alimentados com leite artificial”, relatou a coordenadora.
O Banco de Leite necessita de doações. O número de voluntárias caiu de 15 para seis este mês, e a fila de espera só aumenta. “A situação está preocupante. A geladeira da unidade conta apenas com 14 litros, quando o ideal seria, pelo menos,30 litros para dar conta de atender os recém-nascidos durante o mês”.
Com a queda de doadoras, a Maternidade tem utilizado em media, por dia,3,5l de leite artificial.
O Banco de Leita da Santa Casa ficará aberto initerruptamente, neste feriado de final de ano. Portanto, caso alguma mãe queira se tornar doadora, basta procurar a unidade do BL na Maternidade e preencher o cadastro, que inclui disponibilizar dados pessoais e fazer exames de sangue, como preconiza o Ministério da Saúde.
Com isso, a mãe cadastradarecebe o material necessário para a coleta, que é feita em casa. A mãe guarda o leite no próprio freezer e um veículo do hospital vai à residência uma vez por semana retirar o leite, que dura até 15 dias se mantido em condições ideais.
“É importante frisar que vamos atrás de qualquer quantidade, porque o estômago do prematuro cabe 5 ml. Esse leite é tão importante quanto doar sangue porque ele salva vidas", ressaltou o médico pediatra André Giusti.
Boa Notícia
O Banco de Leite acaba de receber pelo segundo ano consecutivo o Certificado Ouro concedido pelo Programa Iberoamericano de Banco de Leite Humano com patrocínio da Coordenação Geral da Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz.
A unidade da Santa Casa foi bem avaliada nos quesitos de recursos humanos (formação da equipe, formada no curso específico do setor, em Ribeirão Preto), equipamentos e estrutura, além da manutenção dos dados mensais de produção na Rede de Banco de Leite.
O Banco de Leite da Santa Casa fica na Rua Paulino Botelho de Abreu Sampaio, nº 579, em frente à Santa Casa, e está aberto todos os dias, das 7h às 19h.
Outras informações no telefone: (16) 3509-1175.