Apresentar ao público informações sobre carreiras, vestibular e profissões, motivando-o a fazer parte da Universidade de São Paulo. Esse é o principal objetivo da USP ao participar da 19ª Feira do Estudante – Expo CIEE 2016, que será realizada de 20 a 22 de maio, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
Durante o evento gratuito, que é uma iniciativa do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), os estudantes poderão se cadastrar para oportunidades de estágio e aprendizagem, participar de oficinas de capacitação e simulações de dinâmica de grupo, processos seletivos, entre outras atrações. Com shows gratuitos, 100 palestras, 75 estandes de empresas com serviços exclusivos para os jovens, 5 mil vagas de estágio e 2 mil de aprendizagem, a feira se torna a cada ano uma referência no mercado estudantil.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.ciee.org.br.
Unidades da USP São Carlos vão apresentar informações sobre os diferentes cursos oferecidos, possibilidades de atividades acadêmicas e profissionais e esclarecerão as dúvidas do público que visitar a feira.
“A feira é um evento de grande porte que atrai um público muito grande de jovens estudantes, especialmente do ensino médio. Levar informações sobre nossos cursos é de grande interesse, pois podemos atingir um número expressivo de possíveis ingressantes para nosso Campus. Nossa participação no CIEE complementa as atividades de extensão promovidas pela USP, como visita monitorada e feiras de estudantes”, afirma Valtencir Zucolotto, Presidente do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus e docente do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP.
A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) marcará presença com um estande onde os futuros universitários poderão conhecer as diversas oportunidades oferecidas pela Escola. Estarão à disposição fôlderes informativos sobre os cursos de engenharia e sobre os programas de mestrado e doutorado, assim como haverá alunos de graduação prestando monitoria. Também será possível bater um papo com os professores João Navarro Soares Junior, do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação, e Ricardo Afonso Angélico, do Departamento de Engenharia Aeronáutica, para conhecer mais sobre os aspectos acadêmicos da EESC.
Uma atração que certamente chamará a atenção dos visitantes será a presença de um robô do Grupo de Soluções em Engenharia Mecatrônica e Aplicação na Robótica (SEMEAR), resultado de um projeto para participação em competições de robótica.
Quem gosta de demonstrações também vai se divertir com um robô que o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) mostrará na Feira: ele é capaz de seguir a luz e foi produzido com uma placa Arduino, uma ferramenta aberta e livre para o desenvolvimento de projetos de hardware e software.
Além disso, os estudantes poderão quebrar a cabeça com diversos objetos da área de educação matemática, tal como a Torre de Hanói. Também será distribuído o guia Faça parte do futuro, criado pelo Instituto especialmente para esclarecer as dúvidas dos vestibulandos. O material também está disponível online em PDF e no ISSUU. Quem tiver dúvidas poderá e sclarecê-las com os professores e funcionários do ICMC que estarão presentes no evento.
Os estudantes que visitarem o estande do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) receberão informações sobre o curso de Bacharelado em Química e as diferentes atribuições entre os profissionais da Química: engenheiros, bacharéis, licenciados e tecnólogos. Além disso, terão a oportunidade de participar de experimentos cujo intuito é mostrar que a Química faz parte do nosso cotidiano e receberão de brinde uma tabela periódica com informações sobre o curso. O Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) também vai apresentar suas atividades de extensão durante a feira.
Em relação ao IFSC, o educador Herbert Alexandre João conta que serão levados diversos fôlderes com conteúdo relacionado aos cursos de graduação oferecidos no Instituto e o estande contará com uma infraestrutura para realização de alguns experimentos de física.
Além dos experimentos, serão ministradas palestras, em um espaço concedido exclusivamente à USP. "Como no dia 19 de maio é comemorado o Dia do Físico, pretendo fazer uma chamada especial aos convidados e comentar sobre a atuação do físico, tanto o bacharel como o licenciado, mostrando aos participantes as diversas possibilidades de atuação e o mercado de trabalho para aqueles que escolherem cursos nessa área", finaliza Herbert.
Para mais informações sobre a Feira, acesse www.ciee.org.br.
Por Assessorias de Comunicação da USP São Carlos
Fotos: CIEE e Assessorias de Comunicação da EESC, ICMC e IFSC