Evento acontece na próxima segunda-feira, 18 de novembro, às 10h, no Auditório da Reitoria.
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei (PL 393/2011), de autoria do deputado Newton Lima (PT-SP), que pede o fim da censura às biografias. A proposta modifica o artigo 20 do atual Código Civil brasileiro (Lei nº 10.406, de 2002), para garantir a divulgação de imagens e informações biográficas sobre pessoas de notoriedade pública, cuja trajetória pessoal tenha dimensão pública ou cuja vida esteja inserida em acontecimentos de interesse da coletividade.
“O que queremos mostrar é que, ao se escrever a biografia de um determinado personagem de nossa História, seja um político, um artista ou até mesmo um anônimo ou um homem simples do povo, o que se está escrevendo é a própria história da sociedade na qual ele (o personagem) está inserido, uma vez que não existe sujeito histórico isolado, sem uma contextualização de sua vida no espaço e tempo históricos”, argumenta Newton Lima.
Criada oficialmente em 1986, a EdUFSCar lançou seu primeiro livro em 1993, durante a gestão de Newton Lima como reitor da universidade. "Foi com ele que o projeto da editora foi de fato implementado", explica o diretor da editora, Oswaldo Truzzi.
Palestra: O Projeto de Lei das Biografias
Data: segunda-feira, 18 de novembro, às 10h
Local: Auditório da Reitoria - Área Sul - UFSCar
Rodovia Washington Luís, Km 235 - São Carlos (SP)
Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br