O grupo de pesquisa da UFSCar "Estudos sobre a criança e a infância: políticas e práticas da diferença", em parceria com a rede pública municipal de Educação Infantil, realiza no dia 19 de outubro o I Seminário do Observatório da Educação: Políticas Públicas Municipais de Educação Infantil - diagnóstico e pesquisa. O evento é voltado aos docentes da rede municipal de educação de São Carlos e demais interessados.
O Seminário tem como objetivo apresentar os resultados do Projeto Observatório da Educação, resultado da parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de fomentar estudos e pesquisas em educação.
O grupo de pesquisa da UFSCar foi um dos grupos contemplados no edital de 2012, que previu o financiamento de bolsas para mestrado, doutorado e para professores da escola básica, além recursos para a pesquisa, por um período de quatro anos.
O projeto teve como objetivo a realização de um diagnóstico completo da rede de educação infantil de São Carlos no que diz respeito às crianças, aos pais e às professoras. "Este diagnóstico responde a duas questões basicamente: quem são ou qual é o perfil das crianças, das famílias e das professoras da educação infantil do ponto de vista sócio-econômico e racial e também o que pensam e querem deste nível de ensino os três segmentos envolvidos", explica a coordenadora Anete Abramowicz, docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da UFSCar. Além dela, também participam do projeto as docentes da UFSCar, Fabiana Luci de Oliveira, do Departamento de Sociologia, e Tatiane Cosentino Rodrigues, do DTPP, pós-graduandos em Educação e professores da Educação Básica.
Como parte do projeto foi realizado um censo. Todos os professores de educação infantil do município receberam o formulário e 767 (91%) responderam. Também foram entrevistados 1,3 mil pais sob a forma de amostra. "Os resultados alcançados foram um retrato fiel desta rede de ensino no que se refere ao perfil sócio-econômico e racial da rede por regiões de São Carlos, além das expectativas de cada setor envolvido sobre o que espera da educação infantil, os problemas, dentre outras questões", afirma Anete.
O Seminário será realizado no Teatro Municipal de São Carlos "Dr. Alderico Vieira Perdigão", às 18 horas.
A entrada é aberta ao público e não há necessidade de inscrição prévia.