USP São Carlos 12 de Outubro de 2015
No próximo dia 13 de outubro o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, e o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade promovem a exibição do filme Vilanova Artigas: O Arquiteto e a Luz, seguida por um debate com Laura Artigas, diretora do filme, em comemoração ao centenário do arquiteto João Batista Vilanova Artigas.
O evento, organizado pela Comissão de Graduação do IAU, integra as atividades comemorativas dos "30+5" do IAU - 30 anos do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo e os cinco anos de criação do Instituto, é aberto ao público em geral e será realizado a partir das 19 horas no Auditório Professor Fernão Stella de Rodrigues Germano do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP (campus 1).
João Batista Vilanova Artigas - O engenheiro-arquiteto curitibano João Batista Vilanova Artigas foi responsável pela formação de uma geração de arquitetos paulistas e formulador das concepções arquitetônicas que deram origem à “Escola Paulista” de Arquitetura. Formado em 1937 na Escola Politécnica (Poli) da USP, integrou o grupo de professores que criou em 1948 a FAU-USP, cujo edifício na Cidade Universitária projetou em 1961. Seus projetos são conhecidos pela expressividade estrutural e o emprego do concreto armado aparente. Ao longo de sua carreira, debateu o papel social do arquiteto, bem como sua relação com o desenvolvimento nacional. Além do edifício da FAU-USP, dentre outros, destacam-se as seguintes obras: o conjunto habitacional para 50 mil pessoas, CECAP de Guarulhos, projetado em parceria com Paulo Mendes da Rocha e Fábio Penteado, o estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi), os ginásios de Itanhaém, Guarulhos e Utinga, o Fórum de Promissão, a garagem de barcos do Santa Paula Iate Club, esses últimos em parceria com Carlos Cascaldi. Vilanova Artigas faleceu aos 69 anos em São Paulo, em 1985.
Sinopse do filme: O documentário Vilanova Artigas: o arquiteto e a luz remonta a trajetória do arquiteto João Batista Vilanova Artigas, por meio das lembranças de familiares, amigos, alunos, imagens de arquivo e visita a seis de suas principais obras. |