O Prof. Dr. Edson Antonio Ticianelli, pesquisador do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, foi homenageado durante o XX Simpósio Brasileiro de Eletroquímica e Eletroanalítica – SIBEE, realizado entre 17 e 21 de agosto de 2015 em Uberlândia – MG.
O evento
O evento é realizado bienalmente, tendo se iniciado em 1978, no Instituto de Química da USP na capital do Estado. Ao longo dos anos, consagrou-se como o mais importante encontro para apresentação e discussão dos desafios e avanços na pesquisa básica e tecnológica na área de eletroquímica e eletroanalítica. A programação visa possibilitar a troca de experiências e cooperações nacionais e internacionais, através de palestras, cursos, sessões coordenadas e de pôsteres e a exposição de produtos e serviços de empresas e discussões.A importância da eletroquímica
A transformação da energia química (que se dá através das reações químicas), em energia elétrica e vice-versa, é chamada eletroquímica. Seu estudo tem se mostrado cada vez mais necessário pois permite avanços tecnológicos importantes. Podemos citar como alguns dos exemplos: a produção de placas eletrônicas, a produção de alumínio e cobre, a operação de células solares, a produção de inúmeras enzimas e a descoberta e exploração de novas fontes de energia como as células a combustível.
A um conjunto de métodos usados para medir as propriedades elétricas de um elemento mergulhado em solução (analito), como por exemplo uma célula a combustível, chamamos eletroanalítica.
O pesquisador
Ticianelli é professor Titular do IQSC onde foi diretor no período de 2006 a 2010. É membro Titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP) desde 2012 e da Academia Brasileira de Ciências desde 2013. Integra o Grupo de Eletroquímica e Eletroanalítica do IQSC, onde se dedica ao estudo de oxidação de hidrogênio, redução de oxigênio, célula a combustível, bateria níquel-hidreto, eletrocatálise, eletrocatalisadores dispersos e eletrodo de hidreto metálico.
O foco principal das atividades realizadas pelo pesquisador é relacionado ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia das células a combustível, que são geradores eletroquímicos de energia elétrica a partir de energia química, que poluem minimamente o meio ambiente e operam com alta eficiência.
Para o pesquisador, receber uma homenagem desta natureza em um Simpósio com esta envergadura é uma honraria que dificilmente poderá ser superada. “Obviamente, este reconhecimento não teria sido alcançado sem a participação no desenvolvimento das pesquisas de inúmeros colaboradores, entre os quais estão muitos colegas, professores e funcionários do IQSC, além de cerca de 70 pesquisadores de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado. A estes sou imensamente grato” acrescentou Ticianelli.
Participação do IQSC
O Prof. Dr. Artur de Jesus Motheo (IQSC/USP) presidiu a Comissão Científica do SIBEE composta por 31 pesqu isadores, que avaliaram os 570 trabalhos inscritos. A Comissão foi integrado também pelos seguintes docentes da Unidade, presentes ao evento: Edson Antonio Ticianelli, Germano Tremiliosi Filho e Sérgio Antonio Spinola Machado.
Outra contribuição importante foi a participação de docentes do Instituto apresentando seminários:
Pesquisador: Prof. Dr. Fábio Henrique Barros de Lima
Área: Eletrocatálise
Seminário: “Desenvolvimento de eletrocatalisadores para a estocagem e conversão de energia eletroquímica do hidrogênio envolvendo o ciclo do dióxido de carbono”
Pesquisador: Prof. Dr. Éder Tadeu Gomes Cavalheiro
Área: Materiais e Professos Eletroquímicos
Trabalho: “Desenvolvimento de tintas para fabricação de eletrodos impressos e uso de MIP`s na modificação de eletrodos compósitos”
Pesquisador: Prof. Dr. Marcos Roberto de Vasconcelos Lanza
Área: Eletroquímica Ambiental
Seminário: “Electrosynthesis of hidrogen peroxide (H2O2) and its application in degradation processes of organic compounds”
Pesquisador: Prof. Dr. Hamilton Brandão Varela de Albuquerque
Área: Eletroquímica Fundamental
Trabalho: “Oxidação eletrocatalítica de moléculas orgânicas pequenas: oscilações, mecanismo e eficiência”
Pesquisador: Prof. Dr. Frank Nelson Crespilho
Área: Energia
Trabalho: “Projetando superfícies de carbono para aplicação em biocélulas a combustível”
Pesquisador: Prof. Dr. Germano Tremiliosi Filho
Área: Energia
Trabalho: “Células à Combustível de Oxidação Direta de Álcoois”
Pesquisador: Prof. Dr. Artur de Jesus Motheo
Área: Materiais e Processos Eletroquímicos
Trabalho: “Aderência de revestimentos e proteção contra a corrosão de superfícies metálicas”
O Instituto também esteve representado por seus servidores não docentes Dr. Valdecir Antonio Paganin, Dr. Marcelo Luiz Calegaro e Ms. Gabriel Christiano da Silva que, juntamente com vários alunos, discutiram pesquisas apresentadas em formato de pôster.
Menção honrosa
O comitê organizador escolheu os trabalhos que se destacaram, tendo recebido Menção Honrosa as seguintes pesquisas do IQSC-USP:
Categoria: apresentação oral
Trabalho: “Investigação da eletrooxidação de etanol em temperatura intermediária utilizando ácidos sólidos como eletrólito”
Autores: Adriana Coelho Queiroz, Wanderson Oliveira da Silva e Prof. Dr. Fábio Henrique Barros de Lima
Categoria: apresentação oral
Trabalho: “Estabilidade e atividade de catalisadores baseados em Pt, Sn e/ou Nd para a oxidação de etanol”
Autores: Nathalia Abe Santos, Patricia Gon Corradini e Profa. Dra. Joelma Perez
Categoria: apresentação de pôster:
Trabalho: “Determinação voltamétrica simultânea de piroxicam e ranitidina utilizando um eletrodo de carbono vítreo modificado com carbono Printex 6L.”
Autores: Laís Pereira Silva, Bruna Cláudia Lourenção, Geiser Gabriel de Oliveira, Fernando Campanhã Vicentini, Prof. Dr. Marcos Roberto de Vasconcelos Lanza e Prof. Dr. Orlando Fatibello Filho (UFSCar)
Por Comunicação do IQSC
Fotos: SIBEE e Sandra Zambon