Foram 6 dias, dezenas de palestras, mini cursos, visitas técnicas à fábricas, aeroportos e museus, além de atividades culturais e sociais.
A XII Semana de Engenharia Aeronáutica, organizada pelos estudantes de graduação de Engenharia Aeronáutica da USP São Carlos, recebeu mais de 450 participantes fazendo de São Carlos polo mesmo do setor para estudantes, fabricantes e empresários do setor.
Coordenada pelo Departamento de Engenharia Aeronáutica da Escola de Engenharia de São Carlos – EESC – USP/São Carlos, a SEA atraia altos executivos de empresas como Airbus, EMBRAER, BOING e Ministério da Aeronáutica. “Esse período é muito importante para a discussão dos principais temas para o curso, para a aeronáutica e para a aviação brasileira. Nós trazemos aqui representantes das principais empresas criando uma oportunidade ímpar para os universitários terem contato com esses profissionais.”, disse o coordenador do evento, prof. Fernando Catalano.
Nas instalações do campus São Carlos da USP, universitários de 10 diferentes instituições de ensino de 5 estados brasileiros. “O número de participantes de fora de São Carlos triplicou em relação à edição passada, chegando as 120 pessoas. Isso é resultado do trabalho das comissões organizadoras das edições anteriores que criaram a tradição da SEA e também do trabalho forte de divulgação que fizemos esse ano. Recebemos caravanas de 20, 30 pessoas do Moto Grosso e Minas Gerais, por exemplo.”, comemorou Julia Canhadas Ribeiro, presidente da comissão organizadora do evento.
Entre as visitas técnicas programadas, as mais procuradas foram para as unidades EMBRAER de São José dos Campos e Gavião Peixoto.
Cultural
Na quinta-feira (20), os estudantes puderam participar de uma atividade que começou antes mesmo da SEA – Semana de Engenharia Aeronáutica: o Desafio Aeronáutico. Equipes com no máximo três integrantes, universitários e estudantes do ensino médio tiveram que planejar e construir uma aeronave, com seu próprio kit de ferramentas e materiais fornecidos pela organização e fazer voar o maior tempo possível e o mais distantes.
Próximo Evento:
Em novembro, o Departamento de Engenharia Aeronáutica da USP São Carlos vai realizar um workshop da SAAB, empresa sueca responsável pela fabricação e venda de caças FX3, com quem o governo brasileiro assinou contrato para a aquisição de 36 aeronaves, com liberação de conhecimento tecnológico para tornar-se fabricante do produto, num programa de 12 bilhões de dólares.
Virão cerca de 150 profissionais, sendo 40 de outros países para apresentarem seus projetos e negócios, que vão conhecer São Carlos, as universidades, os centros de pesquisa, parque tecnológico local e regional. “São José dos Campos foi sede de dois workshops desse tipo e agora São Carlos foi escolhida, mostrando que nossa cidade tem grande importância no cenário tecnológico brasileiro.”, ressaltou o prof. Fernando Catalano, responsável pelo evento.