Durante este mês, foi realizada a campanha mundial "Outubro Rosa", cujo propósito foi alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A partir do dia 1º, ocorre a transição para a campanha "Novembro Azul", contra outro câncer que tem vitimado os homens: o de próstata. Para a capital, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de que 2014 termine com 5,1 mil casos. O dado representa um risco, estimado, de 92,34 casos para cada 10 mil homens.
Os especialistas enfatizam que entres os principais fatores de risco do câncer de próstata está o estilo de vida. Segundo eles, 60% dos casos diagnosticados no mundo ocorrem em homens com 65 anos ou mais. Pesquisas revelam, também, que a doença é duas vezes mais comum em negros do que em brancos. Além de manter uma vida equilibrada, com dieta rica e prática de exercícios físicos, a realização de exames periódicos é fundamental para a prevenção e detecção precoce de qualquer tumor na próstata.
Para 2014, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de que o Estado de São Paulo some mais de 17,8 mil novos casos de câncer de próstata. O risco estimado é de 85,24 casos a cada 100 mil homens. No Brasil, a previsão do Inca para o ano é de 68,8 mil novos casos, com risco de 70,42 casos a cada 100 mil homens.