No dia 3 de outubro, das 8 às 17 horas, a UFSCar realiza uma campanha para estimular tabagistas a abandonarem o vício, visando a preservação da qualidade de vida e da saúde.
A ação acontece na Praça do Mercado Municipal de São Carlos e é organizada pelo Departamento de Medicina (DMed), Liga Acadêmica de Clínica Médica da UFSCar (LACMU), Liga de Oncologia Médica e Cirúrgica da UFSCar (LOCCU), Centro Acadêmico da Engenharia de Produção da UFSCar (CAEP) e Pró-Reitoria de Extensão (ProEx).
A campanha tem como objetivo esclarecer sobre os malefícios do cigarro assim como disponibilizar material informativo que ajude o indivíduo fumante a abandonar o vício. Cerca de dez pessoas, em cada período do dia, entre professores e alunos do curso de Medicina da Universidade, irão conversar e orientar as pessoas que fumam.
De acordo com Caio Freitas Ramos, aluno do curso de Medicina e diretor de comunicação da LOCCU, muitos fumantes não imaginam o mal que o hábito causa. "Como o tabagismo influencia inúmeras doenças, pensamos em uma forma de interagir com a comunidade e facilitar uma mudança desse hábito", explica.
Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas pelo e-mail loccufscar@hotmail.com.