Técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) estiveram nesta quarta-feira (24), em São Carlos, para realizar um levantamento do remanescente da obra da Praça Itália, paralisada dezembro de 2012 devido a questionamentos sobre o método construtivo apresentando no projeto inicial.
Os técnicos Carlos Augusto Wosniacki, Marco Aurélio Fonteles Cabral, Jaílson de Oliveira Santos e Jorge Martins Sarkis, acompanhados do secretário de Obras Públicas, Márcio Marino, foram recebidos pelo prefeito Paulo Altomani e pelo vice-prefeito Claúdio Di Salvo, para a discussão de ações conjuntas entre município e o Departamento para a retomada das obras de execução de viaduto para a transposição da via férrea, na Praça Itália.
Após a reunião com o prefeito os técnicos do DNIT realizaram uma conferência das etapas já executadas para que sejam elaboradas novas planilhas de custos e adequações do projeto inicial. “Após o levantamento do remanescente e os esclarecimentos dos questionamentos apontados pelo DNIT em virtude dessa visita técnica, vamos encaminhar a documentação até o final de agosto, data estabelecida por eles, para depois fazer a relicitação da obra”, explica o Márcio Marino.
O secretário de Obras, disse, ainda, que será necessário fazer novas planilhas com o realinhamento de preços. “Os orçamentos estão desatualizados, não condizem mais com a realidade do mercado, por isso vamos fazer novas cotações. Já temos R$1 milhão em conta e possivelmente vamos receber mais R$7 milhões para essa obra”.
Para o prefeito Paulo Altomani o importante foi assegurar os recursos. “Estivemos diversas vezes no DNIT com o diretor superintendente Mário Dirani, solicitando a autorização para relicitar essa importante obra, gostaríamos até de algumas alterações no projeto, mas de acordo com os técnicos do órgão, não será necessário já que eles garantem que o método é seguro e realizável. O que vamos fazer agora é retomar os procedimentos, definir uma nova empresa e tentar iniciar essa obra”, comemora Altomani.
A obra deve ser retomada no final deste ano e o prazo para conclusão é de aproximadamente 10 meses.
Também participaram da reunião e acompanharam a visita dos técnicos do DNIT no local da obra, o engenheiro Mário Henrique Dias Pelissari, o projetista José Mário Frasnelli, Fabiana Colmati, Lucimeire Locatelli, setor de convênios e Marcos José Martinez e Caio Sacchi, da Secretaria de Obras.