O delegado Aldo Donisete Del Santo, do 3º Distrito Policial (DP) de São Carlos, acredita que o estudante Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Ricardo Mitsu Yashi, de 24 anos, tenha se desequilibrado e caído da ponte em direção ao córrego, próximo à Avenida Trabalhador São Carlense, em São Carlos. A investigação, até o momento, está sendo tratada como um acidente. Ele participava do corso da Taça Universitária de São Carlos (Tusca).
"A circunstância do local e da lesão apresentada pela vítima indica somente a queda. Ele não tinha marca de outros ferimentos", afirmou Donisete. "Durante o curso da investigação tudo pode mudar, mas, a princípio, acho que foi uma fatalidade, um acidente", completou o delegado que instaurou inquérito de "Morte Suspeita" para apurar o caso.
O laudo inicial da perícia mostrou que Yashi morreu ao bater a cabeça ao cair do pontilhão que passa sobre o córrego, provocando a queda de uma altura de cerca de cinco metros. O ponto faz parte do trajeto do Corso.
Um amigo do estudante já foi ouvido pela polícia. Em depoimento, disse que os dois foram à São Carlos, por conta própria e para participar da festa. A universidade deles não foi convidada pela organização dos jogos.
"Eles vieram em três e ficariam na república de alguns amigos. Só sabemos que eles (amigo ouvido pela polícia e Yashi) se separaram durante o evento. O colega dele só soube do acidente depois de ver a notícia na televisão", afirmou o delegado. A Polícia Civil não encontrou nenhuma testemunha do acidente, portanto, até o momento, não se sabe se o jovem caiu durante ou depois da caminhada.
O caso
O estudante foi encontrado morto por um homem que passava pelo local e viu algo boiando. O jovem, que era conhecido como Ricardo Alface, estava com uma pulseira destinada a alunos participantes do corso da Taça Universitária de São Carlos. Foi a pulseira que facilitou a identificação. A caminhada reuniu 30 mil estudantes da Universidade de São Paulo (USP), começou na noite de quinta e terminou na madrugada desta sexta-feira.
Cláudio Dias
Direto de Araraquara