Prefeitura Municipal de São Carlos 18 de Setembro de 2013
Em parceria com o Núcleo dos Guardiões do Amor, conhecido como Asilo Cantinho de Luz, e com a Fundação Educacional São Carlos (FESC), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), está desenvolvendo o Projeto 3ª Infância – A Melhor Etapa da Vida – com coordenação da Gestora Comunitária em Educação, Esleide de Cássia Rodrigues e apoio do secretário da SME, Carlos Alberto Andreucci.
Como projeto piloto, as atividades estão sendo desenvolvidas com40 alunos do Ensino Fundamental, do Programa Mais Educação, na EMEB Carmine Botta (Bela Vista), juntamente com grupos de pessoas acima de 60 anos, por meio de palestras, vivências e visitas.
Segundo Esleide,o projeto visa valorizar o saber e o conhecimento que a população idosa possui. “A educação de São Carlos pode auxiliar na propagação dessa sabedoria, interligando as gerações. Queremos valorizar a solidariedade, o amor e a convivência entre as crianças com os idosos, que sabem muito e precisam passar seu conhecimento”, explicou.
Os alunos já assistiram apresentação de Prática de Instrumentos da 3ª Idade da FESC, apresentação do Lab Arte da 3ª Idade, apresentação do Grupo de Canto da 3ª Idade e participaram de palestra sobre “Preconceito”, com a professora do Curso de Gerontologia da UFSCar, Paula Costa Castro. Ainda estão programadas palestra sobre “Preparação para o envelhecimento com foco biológico” e visita dos alunos ao asilo Cantinho de Luz, quando será realizada festa de encerramento do projeto. “Durante as atividades as crianças estão sendo estimuladas a conversar e a pesquisar sobre o público idoso e a conviver mais com essa faixa etária. Observamos que muitos alunos já mudaram seu comportamento, quebrando preconceitos em relação aos idosos”, comentou Esleide.
Como parte do projeto, na terça-feira (17), 24 alunos de 5ª, 6ª e 7ª séries participaram de atividades físicas com os idosos, na FESC,Unidade 1 - Campus Rui Barbosa.Os alunos chegaram preparados para a atividade, que foi coordenada pelo Educador Físico, Adriano Cassiavilani, e participaram de aula de alongamento. Para Adriano, a aula para esse público, pode ter o mesmo conteúdo que os idosos treinados conseguem ter, muitas vezes com um desempenho melhor do que as crianças, que não têm o costume de fazer atividades direcionadas. “Também a questão da observação mútua é muito produtiva. É uma troca de experiências e exemplos de vitalidade e força de vontade”.
Isabelle Cesar Moro, de 12 anos, ressaltou que depois que participou do projeto consegue ter uma ideia de como será seu futuro. “E sei que posso me preparar para chegar bem a essa idade. Não imaginava que eles poderiam tocar instrumentos musicais como vi nas apresentações. Minha conclusão é de que os idosos, em alguns casos, podem fazer mais do que nós, crianças”.
Para Lourdes Claro Alteia, de 73 anos, compartilhar a aula com as crianças a fez voltar ao passado. “Sinto-me mais animada perto das crianças e essa experiência é importante para ambos, já que posso servir como exemplo. Espero viver novas atividades como esta”.
O produto final do projeto será a realização da “Festa da 3ª Infância”, no dia 17 de outubro, quando os alunos irão conhecer a realidade dos idosos que vivem no abrigo Cantinho de Luz. Cada aluno deverá escolher um idoso durante a festa, atendendo-o no que for necessário. “O aluno chegará sem saber se irá dançar, conversar, ajudar com a alimentação ou simplesmente segurar a mão do idoso. Ali estará exercitando seu aprendizado, seu amor, humanidade e respeito para com o próximo, colocando em prática toda a preparação proposta pelo projeto”, concluiu Esleide. |