A Câmara Brasileira do Livro acaba de divulgar os finalistas da primeira fase da 55ª edição do Prêmio Jabuti, o mais tradicional prêmio literário do País. Cada uma das 27 categorias contempla dez títulos, selecionados de um universo de mais de dois mil livros e textos inscritos, por três jurados de cada grupo. Na categoria Educação, um dos finalistas é o Comunidades de Aprendizagem: outra escola é possível, das educadoras Roseli Rodrigues de Mello, Fabiana Marini Braga e Vanessa Gabassa, lançado pela EdUFSCar.
Na segunda fase, as notas são zeradas e o processo se repete. Dessa vez, os jurados avaliam o conjunto de obras escolhidas na primeira etapa e premiam as três mais bem cotadas em cada categoria. O resultado será anunciado no dia 27 de outubro.
Sobre o livro finalista
Vem crescendo mundialmente a noção de que a escola tem de se articular com a comunidade, bem como utilizar novas redes de conhecimento e de comunicação para construir uma educação de máxima qualidade para todos, em que a diversidade seja fonte de aprendizagem e inspire respeito. Em Comunidades de Aprendizagem: outra escola é possível, as educadoras Roseli Rodrigues de Mello, Fabiana Marini Braga e Vanessa Gabass apresentam os resultados de suas pesquisas em comunidades de aprendizagem da Espanha e do Brasil, com indicação dos elementos favorecedores e os que são obstáculo, no contexto brasileiro, para a transformação da escola em sentido mais democrático e dialógico, que garanta a aprendizagem para todos os estudantes.
Comunidades de aprendizagem é um modelo educativo comunitário, a partir do qual se compreende a escola como instituição central da sociedade. A proposta foi elaborada pelo Centro Especial de Investigação em Teorias e Práticas Superadoras de Desigualdades (Crea), da Universidade de Barcelona, Espanha, e desde 2003 vem sendo difundida no Brasil e em outros países da América Latina, pelo Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (Niase), da Universidade Federal de São Carlos.
Essa experiência, ao longo de mais de uma década, é agora compartilhada nessa proposta de implantação de comunidades de aprendizagem com a ampliação da participação de pessoas do bairro e da cidade na vida da escola, intensificando e diversificando de maneira metódica as interações entre diferentes agentes educativos. Trata-se de uma proposta que propõe mudanças tanto na gestão da escola, como nos processos de aprendizagem.
Sobre as autoras – Roseli Rodrigues de Mello é professora do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade de São Carlos (UFSCar). Pedagoga, mestre e doutora em Educação, tem pós-doutorado no Centro Especial de Investigação em Teorias e Práticas Superadoras de Desigualdades (Crea), da Universidade de Barcelona, Espanha. Fabiana Martini Braga também é professora do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da UFSCar. É mestre e doutora em Educação, com estágio doutoral no Crea, de Barcelona. Vanessa Gabassa é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Pedagoga, com mestrado e doutorado em Educação pela UFSCar, foi coordenadora do Programa Comunidades de Aprendizagem na Secretaria Municipal de Educação de São Carlos. As três pesquisadoras integram o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (Niase), da UFSCar.
Título: Comunidades de aprendizagem: uma outra escola é possível
Autoras: Roseli Rodrigues de Mello, Fabiana Marini Braga e Vanessa Gabassa
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 176
Preço: R$ 28,00
ISBN: 978-85-7600-261-12