O não pagamento da primeira parcela do 13º salário aos servidores públicos municipais que costumeiramente era realizado no mês de julho, está tirando o sono de muita gente.
Diversos servidores fizeram a antecipação da 1º parcela junto a uma linha de crédito do Banco do Brasil, para ser paga, neste mês, como não houve a liberação do pagamento por parte da Prefeitura Municipal, esses trabalhadores correm o risco de ficar sem parte dos seus pagamentos no mês que vem.
Preocupado com essa situação o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos Municipais de São Carlos (Sindspam), Adail Alves de Toledo, encaminhou nesta sexta-feira (17), oficio ao prefeito municipal Paulo Altomani, reivindicando o pagamento desta parcela.
O sindicato alega que a Prefeitura Municipal tem antecipado esse pagamento há mais de 10 anos e a mesma está incluída no acordo coletivo da categoria.
“Além dos compromissos que costumeiramente são assumidos pelos servidores, devido a esse adiantamento que é feito a mais de 10 anos, muitos deles se valeram de operação bancária do Banco do Brasil (responsável pela folha de pagamento do funcionalismo), denominada como antecipação da 1º parcela, onde o valor foi antecipado ao servidor e que será descontado em uma única parcela neste mês de julho. Ocorre que os servidores que fizeram essa operação, ficarão sem o próximo salário, em função desse desconto em sua conta corrente e os que não conseguirem saldar o compromisso ficarão pagando juros”, explicou o presidente Adail.
São por esses motivos que o Sindspam, está reivindicando junto ao prefeito o pagamento desta parcela o mais rápido possível. “Nós do sindicato estamos cientes das dificuldades financeiras que o município vem enfrentando, no entanto do outro lado desse problema está o pagamento do funcionalismo que deve ser prioridade absoluta da Administração, pode dele dependem 5 mil famílias de trabalhadores que cumprem suas obrigações e atendem com dedicação a população de São Carlos”, enfatizou Adail.
Por essa razão o Sindspam está solicitando prioridade da Prefeitura no direcionamento de recursos financeiros existentes para o pagamento da 1º parcela do 13º salário dos servidores municipais. “Solicitamos essa prioridade do senhor prefeito municipal e ainda sugerimos que esse esforço da Administração possa contar ainda com apoio da Câmara Municipal, que poderia antecipar a devolução dos duodécimos não utilizados, complementando assim os recursos financeiros necessários”, finalizou Adail.