No calor, as crises de asma podem ser mais frequentes devido ao uso do aparelho de ar condicionado nos ambientes. As variações de temperatura aumentam as chances de inflamação dos brônquios. "A explicação é que, no calor, muitas vezes, temos diminuição da umidade relativa do ar e maior concentração de poeira e demais poluentes atmosféricos, o que pode causar crises de asma", afirma a diretora do Serviço de Doenças do Aparelho Respiratório do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), Maria Vera Castellano.
Para evitar as crises, recomenda-se cuidados comuns a qualquer pessoa que pratica ou não atividade física: tomar bastante água para hidratar, evitar exposição ao sol em horários de muito calor e manter alimentação indicada para a estação. Usar roupa arejada para fazer exercícios físicos e tomar os medicamentos na quantidade e horário prescritos pelo pneumologista também são dicas a serem seguidas.
A asma é uma doença respiratória que se caracteriza pela inflamação que estreita os brônquios e dificulta a passagem do ar. No Brasil, cerca de 10% da população, como no mundo todo, são asmáticos. A doença tem caráter genético e não tem cura, mas as crises podem ser controladas com o uso de medicamentos. Os tratamentos convencionais incluem broncodilatadores e corticóides inalados, além de evitar a exposição aos alérgenos ambientais.
Do Portal do Governo do Estado