A Santa Casa de São Carlos ampliou o serviço de atendimento emergencial ao reequipar 25 setores do hospital com o carrinho de emergência, que são compostos por medicação, equipamentos de suporte respiratório e desfibrilador. O investimento da entidade foi de R$ 850 mil, feitos com recursos próprios.
Tecnicamente, o instrumento monitora e estabiliza o paciente que sofre, por exemplo, uma parada respiratória ou cardíaca. Com o fácil acesso à medicação e ao desfibrilador, o tempo de atendimento foi reduzido ao mínimo, o que amplia a chance de sucesso no procedimento, até que o paciente seja transferido ao setor de urgência.
“Nesses momentos, cada minuto vale uma vida”, sintetizou a coordenadora de enfermagem da Clínica Médica, Melina Muszkat.
Rotineiramente um enfermeiro da equipe faz a vistoria do equipamento com o teste do desfibrilador e a checagem da medicação. Quando utilizado, automaticamente, a medicação é reposta validada e novamente o carrinho é lacrado.
Para o médico e coordenador do Serviço de Médico de Urgência (SMU), Lenon Cesar Lucas Tiossi o acesso fácil e rápido à medicação e equipamentos de reanimação são fundamentais, já que cada minuto que se perde com uma parada cardiopulmonar se têm 10% a menos de chance de salvamento. “O carrinho de urgência é um instrumento preparado no qual todo o arsenal necessário ao atendimento está ao alcance da equipe médica”, relatou.
Para o provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior o investimento em reequipar o hospital em áreas estratégicas vai ao encontro da classificação da Santa Casa como Hospital Estruturante feita pelo Estado como também se manter credenciada pelo Sistema Único de Saúde como hospital de referência para o atendimento de Urgência e Emergência.