O médico e coordenador da Comissão de Captação de Órgãos da Santa Casa de São Carlos, Ivan Carlo de Manzano Linjardi participou da Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho (SIPAT) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Instrumentação), em São Carlos. O tema abordado pelo médico foi a doação de órgãos.
Durante a palestra de aproximadamente uma hora, Linjardi explicou sobre o processo de captação e os procedimentos que ocorrem para que a família autorize a doação de órgãos em casos de morte encefálica do paciente.
O público teve oportunidade de conhecer detalhadamente todo o processo que envolve a doação e a captação para que se efetive o transplante.
Linjardi disse que é importante que a pessoa expresse em vida seu desejo de ser doador de órgãos, para que a família possa juridicamente, efetivar a doação.
Ele também ressaltou que a Santa Casa está preparada tecnicamente para que as equipes de captação façam os procedimentos cirúrgicos.
Segundo Linjardi, o trabalho da Comissão teve sucesso nas duas oportunidades de captação de múltiplos órgãos ocorridas em 2012 e 2013, como também nas 60 córneas que foram retiradas desde 2009, quando a Comissão foi criada.
“Por outro lado, a conscientização da população sobre a importância desse ato de doação também é muito necessária para alcançar o objetivo de salvar vidas”, comentou Linjardi.
Participaram do evento a enfermeira e Coordenadora Unidade de Terapia Intensiva (UTI)Maria Thereza Lazzarine e a psicóloga Guiliana Bratti Velloso que fazem parte da Comissão de Captação de Órgãos da Santa Casa de São Carlos.