A cidade de São Carlos, no interior de São Paulo, vai investir R$ 780 mil para implantar uma rede de fibra ótica de alta velocidade para transmissão de dados, denominada RedeSanca.
Os recursos serão provenientes do Ministério da Ciência e Tecnologia. O anel de fibra ótica terá extensão de 36 quilômetros e a previsão é que entre em operação dentro de seis meses.
A rede será responsável por interligar universidades, centros de pesquisas, parques tecnológicos, equipamentos de saúde municipal como hospital-escola, Samu, unidades escolares, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Segundo Regina Borges Araújo, secretária geral de informática da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o sistema tem o objetivo de melhorar a infraestrutura de comunicação entre os mais variados segmentos de São Carlos. Ela diz que a interligação na transmissão de dados também reduzirá os custos de tráfego no acesso às informações.
Regina ressalta ainda a importância do sistema para os órgãos públicos e para a segurança pública, já que permitirá o aprimoramento dos serviços prestados à população, como a vigilância da cidade por meio de câmeras, por exemplo.