Prefeitura Municipal de São Carlos 21 de Novembro de 2014
Com o intuito de orientar os homens sobre os cuidados com a saúde, a Secretaria Municipal de Saúde deu continuidade à Campanha “Novembro Azul”, nesta sexta-feira (21), através de uma ação realizada pela Unidade Básica de Saúde (UBS) e Unidade de Saúde da Família (USF) Maria Stella Fagá e pela UBS São José, na praça em frente à Estação Cultura de São Carlos.
A campanha “Novembro Azul” tem por objetivo alertar para a saúde do homem e busca conscientizar a sociedade e, principalmente, os homens, sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de abordar questões muitas vezes ignoradas, como a depressão masculina.
Durante a atividade, foi oferecido à população orientações sobre o câncer de próstata, teste de glicemia, panfletos explicativos, além de uma roda de conversa com o médico da Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Munique, Edison Freitas, onde todos puderam esclarecer várias dúvidas sobre o tema.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade “Amai-vos”, Alice Altomani, fez questão de participar e contou um pouco sobre a ação. “Escolhemos um lugar agradável, ao ar livre, para que a roda de conversa fosse mais informal e todos se sentissem a vontade para tirar as dúvidas sobre esse importante tema para os homens, do qual a prevenção é sempre o melhor caminho”, disse ela.
O médico orientou e explicou principalmente sobre as doenças relacionadas à próstata e também aproveitou para reforçar aos homens sobre os exames de rotina. “Gostei muito de encontrar a população em um ambiente como esse, principalmente por ser um ponto de troca de turno de motoristas e cobradores dos ônibus da cidade, um grupo formado em sua grande maioria, por homens. Foi ótimo e todos fizeram muitas perguntas”, explicou o Dr. Edison.
O cobrador Wagner José Donda, participou da roda de conversa e acredita que os homens precisam ouvir essas orientações e procurar fazer sempre os exames para prevenir as doenças. “Gostei muito dessa atividade e nós homens temos que ter essa consciência da prevenção agora, para não acarretar ou adquirir problemas graves futuramente”, afirmou ele. |