A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população sobre os casos de Gripe H1N1 no município. Até o momento a cidade de São Carlos tem 21 notificações da doença, sendo 18 do município e outras 3 de cidades vizinhas. Deste total, 18 suspeitas foram notificadas pela Santa Casa de Misericórdia, 2 pelo Hospital da Unimed e 1 na Casa de Saúde.
Até último boletim divulgado nesta sexta-feira (1), foram 2 resultados positivos para (H1N1), com um óbito, como já noticiado em conjunto com Santa Casa, um dos pacientes permanece internado na mesma unidade. A Vigilância Epidemiológica de São Carlos, ainda aguarda do Instituto Adolpho Lutz, o resultado de 14 pacientes.
O município segue toda a diretriz do Ministério da Saúde nos cuidados com os casos suspeitos, em especial, na obrigatoriedade das notificações dos serviços de saúde, caracterizados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Os sintomas da Gripe H1N1 são febre (em geral acima de 37 graus), congestão nasal, tosse, dor de garganta, dores musculares, dores nas articulações e coriza, que costumam se manifestar entre dois e três dias após o contágio e duram, em média, uma semana. Se perceber os sintomas, a orientação é que a população procure as Unidades Básicas ou Unidades de Saúde da Família.
Devido a preocupação da doença, o Governo do Estado decidiu antecipar a vacinação contra gripe para cerca de 3,5 milhões de paulistas. A campanha terá inicio nesta primeira quinzena de abril na capital e Região Metropolitana de São Paulo, com previsão para chegar às cidades do interior no dia 30 de abril. As doses vão proteger a população contra os vírus do inverno de 2016 (A/California (H1N1), A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane).
A Secretaria Municipal de Saúde ressalta, que apesar da sazonalidade do vírus ser maior no inverno, a população deve adotar medidas de prevenção como lavar as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, utilizar álcool gel nas mãos e, caso julgue necessário, utilizar máscaras de proteção.