De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Redecomep é uma iniciativa coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que tem como objetivo implementar redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas do País.
O modelo adotado baseia-se na implantação de uma infraestrutura de fibras ópticas, propriamente voltada para as instituições de pesquisa e educação superior e na formação de consórcios entre as instituições participantes, de forma a assegurar sua auto-sustentação.
A cidade de São Carlos foi escolhida pioneiramente para a segunda fase da Redecomep, que consiste na interiorização das redes metropolitanas. A UNICEP foi convidada a participar desse consórcio por ser uma instituição reconhecida e é a ÚNICA instituição de ensino e pesquisa privada do estado de São Paulo a pertencer a uma Redecomep em funcionamento.
A Redecomep de São Carlos foi denominada RedeSanca pelo Comitê Gestor, no qual a UNICEP possui assento e voto. A UNICEP também participa em igualdade no Comitê Técnico da RedeSanca, a qual foi inaugurada em 10 de outubro de 2011 e abre um vasto horizonte para a troca de dados em alta velocidade, permitindo pesquisas e apoio educacional que não eram possíveis.