O presidente da Câmara, vereador Lucão Fernandes (PMDB), enalteceu a qualidade do trabalho e atendimentos de saúde oferecidos pela Santa Casa de São Carlos. O discurso foi proferido na Santa Casa, na última sexta-feira (30), durante a inauguração do acelerador linear UNIQUE, aparelho instalado no Centro de Radioterapia que oferece técnica inovadora no tratamento do câncer.
Lucão saudou a todos os médicos e funcionários da Santa Casa em nome do provedor da entidade, Antonio Valério Morillas Júnior (“Bezinho”), parabenizando-os pela aquisição do aparelho de tratamento radioterápico, primeiro a ser instalado no interior e quinto no Estado. “A Santa Casa é referência em atendimento de saúde, tanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS), quanto particular e convênio, sem distinção entre as pessoas. Por isso, parabenizo, em nome do provedor ‘Bezinho’, a toda a equipe da Santa Casa. E que Deus continue abençoando o trabalho de vocês, em prol da saúde da população”, completou Lucão.
ACELERADOR UNIQUE - Com investimento de 2,5 milhões de dólares, o acelerador linear UNIQUE é referência no tratamento dos pacientes com câncer, pois consegue dosar com precisão o alcance do tumor, poupando significativamente as áreas não afetadas pela doença, de acordo com os técnicos responsáveis. Trata-se ainda de um aparelho que confere rapidez ao tratamento, além de permitir atender maior número de pacientes, tanto via SUS, quanto convênios e particulares, sem distinção. Há oito anos o Centro de Radioterapia de São Carlos atua no segmento oncológico e contabilizou nos últimos três anos 1.213 atendimentos, sendo que mais da metade foram pelo SUS.
PRESENTES NO EVENTO - Também participaram Da inauguração, o prefeito Paulo Altomani, os deputados Lobbe Neto (Federal) e Roberto Massafera (Estadual), os médicos e diretores do Centro de Radioterapia de São Carlos, João Victor Savajoli e José Carlos da Cruz, o oncologista, Orlando Sérgio Amaral Ratto e o médico rádio-oncologista, Flávio da Silva Guimarães, o secretário de Saúde, Marcus Petrilli, entre outras autoridades.