O presidente da Câmara, vereador Lucão Fernandes, acompanhado do vereador Penha, disse que o Legislativo continuará sendo parceiro do Proerd, programa de resistência às drogas promovido pela Polícia Militar.
O apoio foi declarado durante uma visita feita pelos policiais envolvidos no programa, Capitão Gonçalves, que comanda a 1ª Companhia da Polícia Militar, e as cabos Rosana Pereira e Andrea Cristina Lopes.
Segundo Lucão, os vereadores consensualmente reconhecem a importância do Proerd. “É um programa muito importante, porque dá instrução a muitas crianças, prevenindo contra o uso de drogas e contra a violência”, ressaltou Lucão.
Para o vereador Penha, que é policial militar reservado, o Proerd tem papel fundamental na vida de muitas crianças, que se formam anualmente pelo programa. “Eu acompanhei por anos esse trabalho como policial militar e sei da sua importância na prevenção às drogas. Sempre tivemos o apoio da Câmara e essa parceria será mantida pelo presidente Lucão”, disse Penha.
Uma das policiais responsáveis pela realização do programa na cidade, a cabo Rosana Pereira disse que o motivo da visita foi agradecer a ajuda já dada e solicitar emenda parlamentar para auxiliar na viabilização das formaturas dos alunos do Proerd. Este ano acontecerão duas formaturas, uma em junho e outra em dezembro, formando ao todo cerca de três mil crianças (de 9 e 10 anos), de escolas municipais, estaduais e particulares. O projeto recebe incentivo de diversos outros parceiros, como o Sesc, responsável por ceder o espaço para o evento.
PROERD - O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) é a adaptação brasileira do programa norte-americano "Drug Abuse Resistence Education" (DARE), surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o país. No município de São Carlos, o programa foi inserido no ano de 1997, e até a presente data formou mais de 45 mil alunos.