O presidente da Câmara, vereador Lucão Fernandes (PMDB), e os vereadores Antonio Carlos Catharino e Roselei Françoso participaram de uma reunião com o gerente da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), Jorge Matsumoto, nesta sexta-feira (30). O secretário de Serviços Públicos, José Carlos Corrêa e o diretor de Serviços Urbanos, Carlos Talarico também estiveram presentes.
Um dos objetivos do encontro foi abordar a liminar da Justiça concedida a São Carlos e que determina que a CPFL continue executando a manutenção do serviço de iluminação pública. Uma determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) fez com que as prefeituras assumissem, a partir de 1º de janeiro de 2015, a responsabilidade pelo serviço. Após discussões do tema pelos vereadores na Tribuna da Câmara de São Carlos, o gerente da CPFL solicitou a reunião. Os parlamentares destacaram a necessidade de ser realizada uma audiência pública para discutir o tema com a população. Inclusive, no ano passado, o vereador Catharino formalizou um requerimento na Câmara, solicitando tal realização.
Segundo Catharino, o tema é alvo de constantes reclamações de moradores devido à queima de lâmpadas dos postes e a demora na sua substituição, principalmente. O parlamentar solicita ainda o desenvolvimento de um projeto de iluminação na região do Balão do Bonde, na Vila Nery, e diversos outros locais que necessitam.
O vereador Roselei também tem utilizado seu mandato para se atentar à iluminação do município. Recentemente, Roselei intermediou para que Prefeitura e CPFL instalassem lâmpadas na praça em frente ao Velório Municipal. O parlamentar destacou que o local – que possuía iluminação precária – oferecia riscos com relação à segurança e inibia a presença de munícipes.
O gerente da CPFL destacou a retomada do serviço e as principais atribuições da companhia. Segundo ele, devido à liminar, o serviço de manutenção de lâmpadas já foi retomado e diversos bairros da cidade já foram atendidos. Matsumoto destacou ainda sua intenção de atuar de maneira colaborativa com a Câmara, intermediando a resolução de algumas demandas e melhorias para a população. “Agradeço a visita do gerente da CPFL, que se comprometeu em nos auxiliar em ações que melhorem os serviços de iluminação, como a ampliação dos pontos de luz e substituição de lâmpadas queimadas, entre outros. Além de julgar importante a realização de uma audiência”, reforçou Lucão.