Câmara Municipal de São Carlos 17 de Maio de 2014
O vereador Aparecido Donizetti Penha (PPS), nesta quinta-feira (15), participou de uma série de reuniões que teve como objetivo encaminhar as deliberações da audiência pública de 10 de abril que discutiu o combate à pedofilia em São Carlos.
No primeiro encontro, Penha se reuniu com o Major PM Adalberto José Ferreira (Coordenador Operacional do 38º BPM/I) e o Cap PM Jeferson Lopes Jorge (Comandante da 1ª Cia PM) e solicitou a disponibilização das Policiais Femininas que ministram aulas do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) para a realização de palestras sobre a prevenção a pedofilia. O pedido foi prontamente autorizado e as palestras serão ministradas nas escolas da rede municipal visando capacitar os professores para orientação das crianças em como se proteger das ações de pedófilos.
Posteriormente, o vereador se reuniu com o Secretário Interino da Educação, Professor Alfredo Colenci Junior, para concretizar a parceria com a rede municipal de ensino e viabilizar as palestras. “A Prefeitura Municipal atuará no sentido de planejar com as escolas, incluindo as salas de educação especial, a agenda das visitas e a realização das palestras de prevenção contra os crimes de pedofilia”, declarou Penha.
Outro pedido do parlamentar para a prefeitura foi a atuação junto à Delegacia de Defesa da Mulher, atualmente comandada pela Dra. Denise Szakal, para que tenha uma sala de atendimento especial a crianças vítimas de violência e pedofilia. “A intenção é que as oitivas das vítimas crianças e adolescentes sejam acompanhadas por psicólogo e assistente social, sendo a tomada de depoimento monitorada por vídeo para evitar o trauma e o retrauma nas vítimas”, esclareceu Penha. Atualmente, o atendimento às crianças vítimas de abuso está prejudicado, pois há defasagem no efetivo de psicólogos. “Estamos solicitando o aumento de vagas de psicólogos e, também, que o atendimento abranja as idades entre zero e 6 anos, não atendidas hoje”, reforça o vereador.
Por fim, Penha conversou com a Dra. Zazá Marcomini, presidente da OAB São Carlos, e obteve a posição de que a entidade, desde a data da audiência pública que tratou do assunto, realiza o acompanhamento dos inquéritos e procedimentos envolvendo crimes de violência contra a criança e atos de pedofilia. |