Com o intuito de ampliar as medidas do município para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, o vereador José Luis Rabello (PSDB) indicou à prefeitura que realize o plantio da planta “Crotalaria Juncea” em diversos pontos da cidade, como encostas de rios, praças públicas, canteiros centrais e arredores dos cemitérios. A propositura foi oficializada no documento de indicação, aprovado na sessão da Câmara desta terça-feira (29).
De acordo com o parlamentar, a planta vem sendo utilizada por outras prefeituras – como Juíz de Fora, Varginha, São José do Rio Preto, Monte Aprazível, Orlândia – como forte aliada ao combate à dengue. “A flor amarela da Crotalaria Juncea atrai libélulas que precisam de água limpa e parada para colocar suas larvas. Estas, por sua vez, devoram as larvas do mosquito da dengue, além de, em sua fase adulta, a libélula também se alimenta do Aedes Aegypti”.
Rabello afirma que, além de ampliar a prevenção da doença, a planta também serve para fertilização do solo e embelezamento da cidade. E que seria importante promover campanhas de incentivo ao plantio da espécie nas áreas indicadas.
“É indispensável enfatizar que o plantio da Croatalaria Juncea não dispensa os cuidados de cada indivíduo para com seu ambiente doméstico, bem como do governo local com os espaços públicos; mas que é uma ajuda importante e ambientalmente adequada”, argumentou o vereador.
DENGUE – Rabello ainda ressalta que a medida é importante devido ao número elevado de casos de dengue em São Carlos nos anos de 2014 e 2015. “É extremamente relevante que o Poder Público tenha atitudes socioambientais e cumpra o seu papel de responsabilidade social, oferecendo à população meios para que estes possam em parceria com a prefeitura combater esta praga que há anos vem preocupando toda a população são-carlense”, finalizou.