O vereador Roselei Françoso (PT) protocolou, nesta quinta-feira (16), uma proposta de projeto de resolução solicitando à Mesa Diretora da Câmara a formação de uma Comissão de Estudos para analisar e obter um posicionamento a respeito da situação da iluminação pública municipal e das regras para a transferência de ativos da iluminação pública da distribuidora/concessionária de energia para o município de São Carlos.
A Comissão de Estudos é formada por cinco vereadores indicados pelas lideranças de bancadas, que terão prazo de 90 dias para conclusão dos trabalhos, podendo ser prorrogados por igual período. Segundo Roselei, o intuito da comissão é a elaboração de um documento que apresente um diagnóstico da iluminação de ruas e praças públicas e caminhos. O objetivo é que a Administração Municipal possa efetuar investimentos para aprimorar a qualidade dessa modalidade de serviço público.
“É uma questão que afeta diretamente o interesse público e a segurança noturna de São Carlos. Na audiência pública em que a CPFL esteve na Câmara, a gerência apresentou que a cidade possui algo em torno de 27 mil pontos de iluminação, mas quantos estão conservados? Quantos necessitam de manutenção? Como estão as praças públicas de São Carlos no que se refere à iluminação? A intenção da comissão não é fazer oposição ou críticas ao governo, mas sim apontar soluções e os caminhos dos futuros investimentos no setor”, ressaltou Roselei.
Apesar de ser uma ideia propositiva, o parlamentar destaca que São Carlos apresenta deficiências na iluminação de ruas e praças. “Estas questões tornam notória a necessidade de busca por investimentos para inovar o acervo de iluminação pública”, afirmou.