A comissão de vereadores destacada para acompanhar os integrantes da Ocupação José Luis e Rosa Sundermann (que ocupam área pública no bairro Antenor Garcia) nas negociações com a Prefeitura de São Carlos participou, na tarde desta quarta-feira (7), de reunião com o secretário municipal do Governo, Julio Soldado.
Como resultado do encontro ficou estabelecido que a prefeitura não pretende utilizar a força para retirar as famílias de sem-teto do local, porém, irá agir de acordo com a lei. “A liminar da juíza responsável pelo caso pede para que a área seja reintegrada o mais rápido possível.
Com essa reunião sugerida pela Câmara Municipal, estamos tentando resolver o caso de uma vez por todas”, afirmou Soldado. Para auxiliar na desocupação da área, a prefeitura se comprometeu em disponibilizar às 46 famílias desalojadas casas populares de dois empreendimentos que serão concluídos até dezembro deste ano: o Residencial Eduardo Abneur e o Planalto Verde. “Enviaremos nesta semana nossos assistentes sociais que farão uma triagem para verificar o problema social de cada uma delas. Os que se enquadrarem nos critérios propostos pela Caixa Econômica Federal poderão ter suas casas até o final do ano”, relatou o secretário.
Ficou ainda definido que, enquanto os empreendimentos não forem entregues, as famílias serão assistidas pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social. Participam da comissão que acompanha o caso os vereadores Equimarcilias de Souza Freire (PMDB), Aparecido Donizetti Penha (PPS), Eduardo Martins (PSC), Dé Alvim (SDD) e Lineu Navarro (PT).