Uma lição de cidadania realizada pelos alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maria Ermantina Carvalho Tarpani, chamou a atenção do bairro Botafogo. As crianças fizeram um mutirão contra a dengue no entorno da escola. A ideia da atividade foi proposta pela professora Noêmia Marangoni, com a ajuda da professora Adriana Langhi e das gestoras comunitárias em Educação, Amanda Marangoni e Sueli Valentim (Lila).
Para a realização do mutirão, os alunos foram orientados em sala de aula sobre como prevenir a doença e eliminar os criadouros dos mosquitos transmissores. Acompanhados das professoras e gestoras, os alunos do 2º ano saíram às ruas com objetivo de conscientizar a população no combate a dengue. Durante o percurso, as crianças recolheram objetos plásticos que podem ser criadouros do mosquito da dengue. Os alunos também cantaram músicas sobre o tema, entregaram panfletos feitos por eles e orientaram moradores e motoristas.
De acordo com a gestora Amanda Marangoni, os moradores foram receptivos e aprovaram a ação realizada pelas crianças. “Os alunos estavam animados e preparados para informar tudo sobre o mosquito transmissor da dengue, por isso o resultado do mutirão foi muito positivo. Todos os bairros deveriam ter esse tipo de projeto”, afirmou ela.
A diretora da escola, Flávia Andrea Lisboa Mota, ressaltou que a iniciativa foi muito válida, uma vez que a prevenção é sempre o melhor caminho. “É importante sensibilizar os alunos, pois eles são agentes multiplicadores dessa conscientização em suas respectivas casas e comunidades”, disse a diretora.