Prefeitura Municipal de São Carlos 24 de Fevereiro de 2015
Quem pensa que o mosquito da dengue só aparece na estação chuvosa está enganado. Os ovos do mosquito da dengue resistem mais de um ano sem sofrerem nenhum dano. Isso é muito vantajoso para o mosquito, já que os ovos sobrevivem até que as chuvas propiciem as condições para que recomece o desenvolvimento.
Informações como essa foram transmitidas para os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Casa Amarela, localizada no bairro Cidade Aracy, nas últimas semanas, com objetivo de conscientizá-los sobre o combate a dengue.
Em sala de aula, foram realizadas exibições de vídeos, desenhos, fotos, além de uma roda de conversa sobre a prevenção da doença. A equipe do CEMEI Casa Amarela também elaborou panfletos que foram entregues às famílias sobre prevenção e cuidados.
Atualmente, o município de São Carlos registra um total de 180 casos de dengue confirmados, sendo 137 autóctones e 43 importados. De acordo com balanço do Ministério da Saúde, em todo o Brasil houve um aumento de 57,2% dos casos notificados no mês de janeiro se comparado ao mesmo período do ano passado.
De acordo com a diretora da escola, Nilva Aparecida Carneiro Covello, devido ao aumento dos casos de dengue no bairro no inicio do ano letivo, houve a necessidade de trabalhar esse assunto com os pais e alunos.
Segundo Nilva, todos podem tomar medidas no dia a dia para minimizar o agravamento da situação. “Os alunos já estão conscientes sobre as ações que precisam ser feitas contra a dengue. É com a prevenção que conseguiremos vencer essa batalha”, disse a diretora.
A secretária de Educação, Regina Garcia, acredita que ações como essa são fundamentais para conter a doença. “Esse trabalho acaba despertando nos alunos, pais e professores uma sensibilidade para a prevenção e controle da dengue, expondo os cuidados que devem ser feitos no local e nas suas residências”, disse ela. |