Dando continuidade no combate do mosquito Aedes-Aegypti, transmissor do vírus da dengue, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica (Vigep), prossegue nesta semana com o trabalho de nebulização casa a casa na região do bairro Cidade Aracy. O procedimento é necessário devido aos recentes casos registrados no bairro.
Neste ano o município de São Carlos contabiliza 174 casos positivos de dengue, sendo 132 autóctones e 42 importados. Durante o trabalho de nebulização é fundamental que os proprietários das residências colaborem com os agentes, abrindo as portas e as janelas, permanecendo nas calçadas com crianças e animais por um período de 15 minutos.
Como resultado da reativação do Comitê Municipal de Combate a Dengue, que tem como objetivo atribuir ações de educação em saúde e mobilização social por meio da união de secretarias municipais e instituições, uma listagem com demanda de limpeza de terrenos particulares está sendo enviada semanalmente para a Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano. Uma equipe de manutenção de áreas verdes, coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, está realizando o trabalho de capina e roçagem em lugares públicos.
Além da região sul da cidade, outros bairros que devem ficar em estado de alerta devido a casos suspeitos ou confirmados são: Cidade Jardim, Vila Elisabeth, Vila Monte Carlo, Jardim Centenário, Jardim São Rafael, Tangará, Santa Felícia, Tijuco Preto, Centro, Vila Prado, Vila Carmem, Jardim Beatriz, Jardim Cruzeiro do Sul e Jardim Gonzaga. Nestes locais é fundamental a colaboração da população na eliminação dos criadouros do mosquito dentro das casas, mantendo quintais limpos e removendo os recipientes com água parada.
A Secretaria de Saúde também alerta para os sintomas da doença. A pessoa que sentir febre alta, dor de cabeça, dor ao redor dos olhos, dor no copo e manchas vermelhas pelo corpo, deve procurar imediatamente atendimento médico nos serviços de saúde, onde será realizado o preenchimento da ficha de investigação que será encaminhada para a Vigilância Epidemiológica e equipe de controle de vetores, para a realização das atividades de bloqueio da transmissão da doença.
Segue lista de cuidados diários contra a dengue
- Limpar o quintal removendo materiais que possam acumular água
- Limpar as calhas do telhado
- Lavar diariamente vasilhas dos animais de estimação
- Remover a água dos pratos das plantas
- Remover ou colocar os pneus em locais cobertos
- Tratar a água das piscinas
- Permitir a entrada dos agentes de Controle de Vetores nas residências quando há necessidade de bloqueio.
- Procurar assistência médica quando surgirem os primeiros sintomas, que são: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no copo e manchas vermelhas no corpo.