Após a Volkswagen ter admitido a violação de normas antipoluição nos Estados Unidos, as ações da montadora alemã caíram 18,6% no pregão desta segunda-feira (21) na Bolsa de Frankfurt, seu pior resultado em sete anos.
No fim da semana passada, a empresa confessou ter usado intencionalmente em seus carros a diesel vendidos no mercado norte-americano um sofisticadíssimo software criado para enganar os controles de emissões de poluentes feitos no país.
Segundo documento da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), está sob investigação também a marca Audi, empresa do grupo da montadora.
Por conta disso, a Volkswagen pode ser multada em quase US$ 20 bilhões e ser obrigada a retirar do mercado dos EUA cerca de 500 mil automóveis vendidos desde 2008. "O caso deve ser esclarecido o mais rápido possível. O "made in Germany" é sinônimo de qualidade a nível mundial", declarou o ministro de Economia da Alemanha, Sigmar Gabriel.
O episódio também pode abrir uma investigação contra a montadora na Itália para verificar se ela também fraudou dados no país.
CNM / CUT