Prefeitura Municipal de São Carlos 8 de Agosto de 2014
As inscrições para participar da primeira edição do Festival “O Prato da Casa”, foram encerradas na última quinta-feira (7). O concurso tem como objetivo resgatar a memória gastronômica de São Carlos e selecionar 10 receitas para compor um livro comemorativo que será lançado no aniversário da cidade, em novembro.
Com o encerramento das inscrições, iniciou-se nesta sexta-feira (8), a primeira etapa do concurso, da qual a comissão técnica multidisciplinar formada por um representante do Departamento de Turismo, um representante da ACISC, um jornalista, um nutricionista do SENAC, um nutricionista do SESC, um representante da FESC, um representante da Fundação Pró-Memória, um chefe de cozinha, irá avaliar e selecionar 15 receitas. Conforme o regulamento, o resultado será divulgado a partir do dia 14 de agosto.
Convidada a participar da seleção, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade “Amai-vos”, Alice Altomani, destacou a importância da participação das pessoas. “Quero parabenizar todas as pessoas que se inscreveram neste belíssimo concurso de receitas, contando suas histórias familiares. São receitas muito interessantes e por isso, todas já são vencedoras por participar. Mas, temos de escolher apenas 15 para a próxima etapa”, disse ela.
De acordo com a diretora do Programa de Inclusão Digital (PID) e membro da comissão organizadora do festival, Rogéria Kapp Cardoso, foram recebidas 37 inscrições efetivas. “Recebemos inscrições de São Carlos e Santa Eudóxia, infelizmente nenhuma de Água Vermelha. Praticamente 80% das inscrições foram feitas pelo site da Prefeitura, as demais pessoalmente na FESC e no Departamento de Turismo. Por ser a primeira edição, tivemos um bom número de inscritos, lembrando que foram 37 efetivas, pois tivemos casos de receitas duplicadas, ou que não foram validadas por causa de dados incompletos”, explicou.
A gastrônoma, Hanna Locher, também participou da seleção e elogiou as receitas. “Fiquei lisonjeada com o convite para participar da seleção de receitas nesta importante etapa do festival. Acho que é um evento muito bacana e que mexe com a história gastronômica da cidade. As receitas recebidas são ótimas, ficou difícil avaliar. Cada uma com sua história familiar, que passam de mãe pra filha, receitas da nona, tem muita coisa raiz, da fazenda, que é um dos requisitos para participar do concurso. Gostaria de parabenizar a Prefeitura por promover este tipo de evento”, ressaltou.
O diretor do Departamento de Fomento ao Turismo, André Ricardo Frujuelle, destacou os critérios analisados nesta primeira etapa. “A comissão técnica multidisciplinar avaliou todas as receitas nos critérios criatividade, originalidade, valor histórico e valorização regional. Na próxima etapa, serão analisados sabor, aroma e textura”, finalizou. |