O prefeito Paulo Altomani acompanhou nesta sexta-feira (08), pela manhã, uma comitiva de cientistas e técnicos à empresa PDT Pharma, em Cravinhos. A empresa tem todas as certificações exigidas pela Anvisa para a fabricação de medicamentos, além da chamada BPF, boas práticas de fabricação. As certificações podem permitir a fabricação da fosfoetanolamina sintética, composto que está sendo estudado para o tratamento e cura de formas de câncer.
O prefeito acompanhou os cientistas Gilberto Chierice, responsável por todo o desenvolvimento da pesquisa com a fosfoetanolamina sintética, Vanderlei Salvador Bagnato, coordenador de diversas pesquisas na área de saúde, além de técnicos de empresas de São Carlos, o secretário de Saúde, Marcus Petrilli e a vereadora Cidinha do Oncológico.
A PDT Pharma é formada por cientistas e pesquisadores ligados à USP de São Paulo e a Faculdade de Farmácia de Ribeirão Preto. Gilberto Chierice considerou a empresa em condições de produzir a fosfoetanolamina sintética e auxiliar nas pesquisas que podem levar a aprovação como medicamento para o tratamento do câncer. “Vamos agora participar de uma mobilização junto aos deputados Roberto Massafera e Ricardo Madalena. Vamos pleitear junto ao governador Geraldo Alckmin uma verba de R$1 milhão para investimentos em insumo e pessoal para os testes com mil pacientes de câncer com a fosfoetanolamina por seis meses, tudo claro dentro dos protocolos do ICESP, o Instituto do Câncer de São Paulo”, explicou o prefeito.