Em uma grande festa a Prefeitura de São Carlos entregou para a toda população no início da noite desta quarta-feira (04), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) “Dra. Maria Dóris de Campos Pereira Lopes”, unidade do bairro Santa Felícia. A UPA com área de construção de 1.370,40m² distribuídos em dois pisos, conta com 70 profissionais e atende mais de 51 mil pessoas residentes na região nordeste da cidade. O nome da “Dra. Dóris de Campos Pereira Lopes” é uma homenagem a médica que faleceu no ano de 2007, aos 77 anos, e se dedicou à ginecologia e obstetrícia por mais de 30 anos, sendo a primeira médica da especialidade na cidade.
A inauguração, celebrada no dia em que dra. Dóris faria aniversário, contou com a presença do prefeito Paulo Altomani, do Vice Prefeito e secretário de Agricultura, Abastecimento e Governo, Cláudio Di Salvo, do secretário de Saúde, Marcus Petrilli, da primeira-dama Alice Altomani, familiares da homenageada, além dos vereadores Lineu Navarro, Lucão Fernandes, Roselei Françoso, Eduardo Brinquedos, Laíde das Graças Simões, Ditinho Matheus (representado pelo assessor), Rodson Magno (representando o deputado Federal Lobbe Neto), Sérgio Rocha, Dé Alvim, Júlio Cesár, Deputado Estadual Roberto Massafera (representado por Fernando Altomani), o provedor da Santa Casa Antonio Valério Morillas Júnior, demais autoridades, secretários municipais, servidores e população.
Durante o discurso, o prefeito destacou a importância da criação da UPA do Santa Felícia, que conta com uma unidade hospitalar de emergência com equipamentos de última geração. Altomani destacou que mesmo com os bloqueios financeiros causados por dividas de gestões passadas, a prefeitura com toda sua equipe está se esforçando para que importantes obras sejam concluídas. “Já sequestraram mais de R$ 40 milhões, um dinheiro que nos faz falta e ainda deve ser retido muito mais por causa das dívidas que herdamos das gestões passadas. Mesmo assim estamos com a casa em ordem e conseguindo concretizar importantes obras como esta do Santa Felícia”, disse Altomani. O prefeito pediu a união dos vereadores e lideranças de todos os partidos para ajudar a vencer os bloqueios financeiros que atrapalham os investimentos na cidade.
De acordo com o vice-prefeito e Secretário de Governo e Abastecimento e Agricultura, Cláudio Di Salvo, a UPA oferece um atendimento de qualidade para os moradores, que terá um grande acréscimo com implantação do AME. Por sua vez, o vereador Lineu Navarro, autor da lei que deu o nome de “Dra. Maria Dóris de Campos Pereira Lopes”, pontuou a dedicação da médica com a cidade de São Carlos e seu amor à profissão e às pessoas. “Quando pensamos em homenagear uma pessoa com o nome desta UPA consultei o doutor Normando Lima, que sugeriu o nome da doutora Doris. O que foi acatado prontamente pelo lindo trabalho realizado na cidade. Ela representa o aspecto da mulher vencedora e aqui em São Carlos se dedicou inteiramente aos seus pacientes”, destacou Navarro.
A primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Alice Altomani, lembrou que trabalhou em sociedade com a doutora Doris. A primeira dama presenteou os familiares da homenageada com a escultura de uma araucária e medalhas com o brasão de São Carlos. “Ela amou tudo o que fez, amou seus pacientes e a profissão, foi um tempo de amizade e aprendizagem, um tempo muito bom que nunca sairá de minha memória”, discursou emocionada, a primeira-dama, que também lembrou que a doutora Doris que trouxe para São Carlos inovações e colocou a cidade entre as mais respeitadas no setor médico e exame ultrassom.
Marcus Petrilli, secretário municipal de saúde, afirmou que atual administração realmente acrescentou a oferta em atendimento de saúde com a nova UPA. “A nova UPA é um complemento ao Serviço Único de Saúde, diferente da inauguração da UPA da Vila Prado, que desativou o Pronto Socorro da avenida São Carlos, com estas conquistas São Carlos segue para ser referência em saúde”, enfatizou o secretário.
Com investimentos de R$ 2,13 milhões do Ministério Saúde e contrapartida do município, a unidade conta com salas de recepção e de espera, consultórios médicos, salas de ressuscitação, medicação, inalação, sutura, curativo, ortopedia, raio-x, leitos de observação clínica masculina, feminina e infantil, consultório odontológico, entre outras repartições como acesso exclusivo para ambulâncias e área administrativa com almoxarifados e salas para arquivo.
Localizada na Avenida Miguel Petroni com a Rua Bruno Ruggiero Filho, a UPA do Santa Felícia fará atendimento de urgência e emergência 24 horas por dia, melhorando significativamente o atendimento à população.
Logo após o descerramento da faixa e da placa que homenageou a doutora Doris, toda população presente conheceu as dependências do prédio, e pôde acompanhar o trabalho dos profissionais da UPA, que prestaram o primeiro atendimento a uma criança de ano e cinco meses de idade. A menina foi levada pelos pais para a unidade após sofrer uma queda. Com pequeno ferimento na testa, a criança foi medicada e liberada.
Para o pai da criança, o eletricista Guilherme Richard dos Santos, morador do bairro Romeu Tortorelli, a UPA na região em que mora agilizou o atendimento a sua filha. “Quero agradecer a qualidade do atendimento, só tenho a agradecer o prefeito por ter essa maravilha perto de casa”, disse.