Nesta segunda-feira (14), o vereador Lineu Navarro (PT) protocolou na Câmara um pedido de realização de audiência pública para que seja esclarecida a falta de pagamento dos serviços prestados pela Santa Casa à Prefeitura.
Na última semana, a Mesa Administrativa da entidade e integrantes do corpo clínico acionaram o Ministério Público em razão do não pagamento desde o mês de abril dos plantões e das cirurgias eletivas realizadas pelos médicos. A situação resultou em dívida da ordem de 6,5 milhões de reais.
O vereador ressalta que o diretor clínico da Santa Casa, o médico Walter Konig, afirmou em matéria publicada em jornal local no último dia 12 que “esta situação poderá levar ao fechamento da UTI Neonatal por falta de plantonista especializado neste tipo de UTI que queira trabalhar com pagamentos em atraso”.
“A Prefeitura Municipal deveria priorizar o pagamento de profissionais que atendem na área da saúde, pois o objetivo do Poder Público é zelar para que a saúde da população não seja jamais colocada em risco”, alerta Lineu.
A audiência, a ser realizada na Câmara em caráter de urgência, deverá contar com a participação dos membros da Mesa Administrativa e do corpo clínico da Santa Casa, além dos secretários municipais de Saúde e de Fazenda e dos membros do Conselho Municipal de Saúde.
“Também é papel do Poder Legislativo contribuir na busca de solução para esta situação de crise que está instalada entre o principal hospital da cidade no atendimento aos usuários do SUS e a atual Administração Municipal. Precisamos preservar a saúde da população, e é nesse sentido que solicitamos a realização desta audiência pública”, concluiu Lineu.