O vereador Aparecido Donizetti Penha (PPS) protocolou na Câmara Municipal nesta sexta-feira (2) um projeto de lei que propõe obrigar as agências bancárias da cidade a implantarem um novo sistema de segurança contra roubos composto de um anteparo de aço junto às portas de vidro, que ficará baixado enquanto as agências estiverem fechadas. Prevê ainda que as agências instalem um dispositivo de fumaça que será acionado em caso de tentativa de arrombamento.
A Polícia Militar aponta que mais de 90% dos ataques a caixas eletrônicos na região ocorrem de madrugada, quando as portas de vidro estão trancadas. Além disso, de acordo com Penha, esse tipo de ocorrência vem aumentando no Estado e em algumas cidades da região, devido principalmente a uma menor punição para esse tipo de crime, se comparado ao roubo a banco (à mão armada), o que incentiva as quadrilhas.
“Esta proposta visa a segurança do cliente do banco e de toda comunidade que reside nas proximidades das agências da cidade”, afirma Penha.
MAIS SEGURANÇA - Em uma reunião na Secretaria de Estado da Segurança Pública no inicio do ano de 2015, em São Paulo, a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAM) se comprometeu a instalar em todos os caixas eletrônicos alguns mecanismos que previnem furtos, como emissores de fumaça e dispensadores de tintas para manchar e inutilizar as notas obtidas pelos criminosos.
Por isso, o parlamentar propôs o projeto de lei e também argumenta que com as medidas sugeridas o criminoso terá uma dupla barreira: a porta de aço que impede o criminoso de entrar e a fumaça, que dificulta sua ação e chama atenção de quem está fora da agência, garantindo tempo para que a Polícia Militar chegue ao local.