Volkswagen deve pagar US$ 15 bilhões em processo de emissões
A informação foi dada pela agência de notícias Bloomberg. Na semana passada, a quantia era estimada em US$ 10,2 bilhões.
Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Região 29 de Junho de 2016
O valor estimado que a Volkswagen deve pagar no acordo do processo judicial por ter fraudado testes de emissões de poluentes subiu para US$ 15 bilhões. A informação foi dada pela agência de notícias Bloomberg. Na semana passada, a quantia era estimada em US$ 10,2 bilhões.
Os proprietários de carros fraudados devem conseguir US$ 10,03 bilhões, diz a agência. O dinheiro será usado para cobrir o valor dos veículos mais indenizações de 482 mil consumidores americanos afetados. A quantia pode se elevar se a Volkswagen descumprir prazos estabelecidos para o reparo dos carros.
O acordo civil prevê que os afetados poderão escolher entre o reparo do veículo ou a venda do mesmo para a fábrica. Os reparos deverão resultar no aumento do consumo de combustível e na perda da aceleração do carro.
Além das indenizações, a empresa pagará US$ 2,7 bilhões a uma agência governamental de proteção ambiental. Também foi negociado no acordo que a Volkswagen deverá investir US$ 2 bilhões em tecnologias antipoluentes.
A montadora ainda deve anunciar o pagamento de US$ 400 milhões aos Estados americanos.
É o maior valor negociado em acordos judiciais envolvendo a indústria automobilística. A Volkswagen reservou US$ 18,3 bilhões para cobrir os custos relacionados ao escândalo.
O aumento da quantia negociada vem da alteração das estimativas de custo de indenização dos usuários. O preço médio de um carro Volkswagen movido a diesel caiu 19% desde o escândalo, de US$ 13.196 para US$ 10.674.
O acordo, porém, não é o fim dos problemas judiciais da montadora, que enfrenta ainda enfrenta processos criminais nos Estados Unidos, Coréia do Sul e Alemanha. Investidores americanos e alemães também processam a empresa por perdas financeiras. As ações da Volkswagen caíram 28% desde a revelação da fraude.
O processo em negociação cobre apenas 482 mil carros prejudicados pela fraude. Estima-se que cerca de 11 milhões de veículos tenham sido afetados em todo o mundo. O valor final pago pela montadora dependerá dos processos em outros países.
Leis sobre emissões de poluentes são consideradas menos rígidas fora dos Estados Unidos. Se as cortes dos outros países seguirem os valores negociados nos Estados Unidos, a quantia paga pela Volkswagen será muito superior aos US$ 18 bilhões estimados pela empresa para os processos.
Em setembro de 2015 a Volkswagen admitiu que fraudou testes de emissão de poluentes de veículos movidos a diesel. Durante testes regulatórios, um software controlava a emissão de poluentes. Porém, os veículos emitiam até 40 vezes mais gases após vendidos para os consumidores. A fraude acontecia desde 2009.