Comissão de Educação vai debater a Fosfoetanolamina Sintética nesta quinta-feira (29)
Nesta quinta-feira (29), Lobbe participa da audiência pública que acontece no Senado Federal para debater as pesquisas médico-farmacológica-clínicas com a fosfoetanolamina.
Imprensa Lobbe Neto 28 de Outubro de 2015
O deputado federal Lobbe Neto (PSDB-SP) participou na manhã desta quarta-feira (28), de reunião na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, que aprovou um requerimento solicitando a realização de audiência pública (conjunta das Comissões de Educação e de Seguridade Social e Família), para debater o estudo e uso da fosfoetanolamina sintética na luta contra o câncer. Lobbe é um dos autores do requerimento.
Lobbe conta que a fosfoetanolamina ganhou o noticiário nacional depois de ter sido apontada como revolucionária no tratamento do câncer. "Todavia, especialistas vêm alegando a necessidade de maiores estudos e testes clínicos. Daí, a necessidade de debatermos o assunto com os envolvidos", relata.
Nesta quinta-feira (29), Lobbe participa da audiência pública que acontece no Senado Federal para debater as pesquisas médico-farmacológica-clínicas com a fosfoetanolamina. Entre os convidados está o doutor em Química pela Universidade de São Paulo (USP), Gilberto Orivaldo Chierice, que coordenou os estudos com a droga sintética.
A questão virou caso de Justiça depois que pacientes ganharam liminares para que a USP de São Carlos, responsável pelas pesquisas, distribuísse a fosfoetanolamina em cápsulas. A própria USP, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e diversas autoridades médicas alegam que a droga não passou por testes em humanos, por isso nem mesmo pode ser considerada um remédio. "Torna-se importantíssimo a realização dos estudos para, de fato, sabermos se a substância traz benefícios aos pacientes com câncer e os tipos em que ela poderá ser utilizada", finaliza Lobbe.