Imprensa Lobbe Neto 26 de Novembro de 2015
O deputado federal Lobbe Neto (PSDB-SP) informou ao Plenário da Câmara dos Deputados, na manhã desta quinta-feira (26), que o Governo do Estado de São Paulo estará disponibilizando cinco hospitais da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer para iniciar os testes sobre a substância fosfoetanolamina sintética (pílula do câncer).
"Hoje há notícias em vários jornais nacionais, de que o secretário de Estado da Saúde (SP), Davi Uip, está iniciando os testes clínicos, os quais serão iniciados para as fases 1, 2 e 3, que serão testados em humanos e, a partir daí, comprovada a eficácia, obter a legalização através da ANVISA [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]", contou o parlamentar.
Lobbe ressaltou que nesta sexta-feira (27), acompanhará no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, uma reunião para continuidade das tratativas da substância, juntamente com o governador; o ministro da Saúde, Marcelo Costa e Castro; o pesquisador Gilberto Chierice, coordenador dos estudos da substância no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP); e o secretário de Estado da Saúde, David Uip.
O parlamentar destacou que Alckmin estará solicitando à Anvisa, através do ministro, autorização do regime compassivo, abrindo exceção para o uso da substância, até que tenha aprovação final do governo federal. "O governador já colocou toda a estrutura do Estado, como hospitais, institutos de pesquisa e o laboratório, através da Fundação para o Remédio Popular - FURP, para ajudar na conclusão das etapas para aprovação final da fosfoetanolamina", disse.
Lobbe finalizou dizendo que as notícias sobre a fosfoetanolamina são boas. "É uma pílula que poderá diminuir o sofrimento daqueles que são acometidos pelo câncer. Esperamos avançar ainda mais", finalizou o parlamentar. |