Julio Cesar pede a regulamentação da Fosfoetanolamina na Assembleia Legislativa
Câmara Municipal de São Carlos 6 de Novembro de 2015
O vereador Julio Cesar (Democratas) esteve na Assembleia Legislativa no último dia 29 conversando com deputados sobre a liberação da fosfoetanolamina. Na oportunidade, Julio protocolou um ofício com o presidente da ALESP, o deputado estadual Fernando Capez, solicitando empenho para a regulamentação junto à ANVISA da fosfoetanolamina e sua liberação para toda a população.
A fosfoetanolamina é um composto químico, estudado por pesquisadores e professores da USP há mais de 20 anos, na figura do professor Gilberto Orivaldo Chierice, do médico Renato Meneguello e do pesquisador Marcos Vinícius de Almeida. Julio ressalta que o trabalho já desenvolvido com a substância “vem apresentando resultados satisfatórios na amenização de dores e na cura do câncer em vários casos, já há algum tempo, porém sem a regulamentação da ANVISA”.
Muitos pacientes que sofrem com o câncer têm recorrido à justiça para adquirirem a fosfoetanolamina. O vereador destaca que mais de 700 liminares foram expedidas favoravelmente para os pacientes que solicitaram a substância. No ofício, Julio Cesar fez questão de destacar a Fernando Capez que estamos lidando com vidas. O deputado estadual se comprometeu a lutar junto com o vereador pela regulamentação.
“Nosso intuito é que vidas sejam salvas com a fosfoetanolamina. Infelizmente, muitas pessoas têm sofrido com o câncer e esse ‘medicamento’ que já salvou muitas vidas, precisa ser regulamentado”, declarou o vereador.
O vereador também ressalta que, paralelamente ao trabalho na ALESP, o professor Gilberto e um grupo de especialistas participaram na última semana de uma audiência pública no Senado Federal sobre a regulamentação da fosfoetanolamina. O Ministério da Saúde anunciou que vai criar um grupo de trabalho para estudar a questão e apoiar a realização dos estudos necessários para avaliar a eficácia da substância contra o câncer.
Julio Cesar protocolou também uma moção de apelo na Câmara Municipal que foi aprovada na sessão plenária da última quinta-feira (5) e será encaminhada ao presidente da Assembleia Legislativa e a todos os deputados estaduais para que auxiliem e intervenham junto à ANVISA no sentido de buscar a regulamentação da fosfoetanolamina. A moção de apelo será enviada a todos os deputados estaduais.